Consumo de álcool atrapalha a dieta?

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Quando chega o final de semana, todos nós passamos por aquele dilema: deixar ou não a dieta de lado e aceitar aquele convite para a festa? É possível que você consuma álcool sem sentimento de culpa. Basta escolher as bebidas certas adicionando uma boa dose de moderação.

 

É muito improvável que você encontre bebidas alcoólicas recomendadas para sua dieta. No Brasil, o álcool é produzido a partir da fermentação da cana-de-açúcar.

 

Apesar do alto valor energético, o álcool pode ser chamado de caloria “vazia”. Isso porque ele é uma fonte de energia sem nutrientes, diferente de todas as outras que consumimos.

 

Beber com moderação pode até contribuir com a perda de peso, pois o álcool aumenta a temperatura corporal e diminui a velocidade do crescimento das células de gordura.

 

Uma boa notícia para quem está cansado de recusar convites para festas. O segredo é consumir álcool de maneira responsável, escolhendo as bebidas certas. Outra dica é controlar o que é consumido quando você beber um pouco a mais.

 

Para que você continue nas festas mesmo fazendo dieta, separamos algumas práticas que vão fazer toda a diferença.

 

  1. Dê preferência por bebidas não carbonatadasBebidas carbonatadas são produtos compostos por água, gás carbônico e algum tipo de xarope que dá cor e gosto a bebida, pois nelas além de o teor de açúcar ser maior, o álcool é absorvido mais rapidamente. A rápida absorção do álcool não interfere na dieta indiretamente. É comum que com uma ou duas taças de champanhe você sinta fome, mesmo que tenha acabado de comer. Cerveja e outras bebidas carbonatadas também podem causar inchaço e retenção de líquidos, o que leva à desidratação. Essas bebidas são as responsáveis pela famosa “barriguinha de cerveja”, pois propiciam o acúmulo de gordura ao redor da cintura.

    Dois copos de cerveja com bastante espuma no topo
    Fique atento: cerveja é a vilã da dieta!
  2.  Prefira vinho tinto a vinho branco ou champanheVocê pode desconhecer, mas quanto mais doce o vinho for, pior ele será para a sua dieta. O vinho tinto tem relativamente poucas calorias e açúcares, já o branco contém grande quantidade de açúcar e carboidrato. Os vinhos contêm antioxidantes e outros nutrientes que realmente podem melhorar sua saúde. Mas é preciso beber moderadamente. Afinal, o vinho é feito de uvas fermentadas, que são um lanche saudável para uma dieta. Sempre escolha um vinho seco, pois tem menos calorias. Você pode beber uma ou duas taças de vinho seco regularmente, até mesmo em dietas de baixo teor de carboidrato.

    Consumo de álcool atrapalha a dieta?
    O vinho branco é a bebida certa se você está em dieta.
  3. Prefira bebidas destiladasDê preferência para as bebidas destiladas, elas contêm menos calorias, carboidratos e açúcares que as demais. Sabe aquele uísque puro ou misturado a bebidas com gás? Faça dele sua escolha. A aguardente e tequila são zero carboidratos. Bebidas como uísque, vodca e rum contêm apenas 64 calorias por dose, enquanto a cerveja tem mais de 100 calorias por copo. Anote essa dica: bebidas destiladas também têm maior concentração de álcool que cervejas, o que resulta em menos calorias ingeridas.

    Consumo de álcool atrapalha a dieta?
    Dê preferência a bebidas destiladas como uísque.
  4. Fique atento a quantidade

    Limite-se a duas doses. Ficar bêbado pode afetar mais do que a sua dieta, principalmente se você não estiver em casa. Estabeleça o limite de uma, talvez duas doses, dependendo de quanto tempo você passará fora.

    Consumo de álcool atrapalha a dieta?
    A moderação é a palavra-chave quando o assunto é beber na dieta.
  5. Faça uma refeição saudável antes de beberTalvez essa seja a dica mais importante, faça uma refeição saudável ou um lanche antes de sair para beber. Um lanche com fibras, gordura saudável e proteína dará a você energia suficiente para conter a tendência do álcool de aumentar a concentração de açúcar no sangue. Caso você não possa fazer uma refeição completa, coma pelo menos um lanche, como iogurte grego com frutas, uma porção de amêndoas ou uma maçã. Desta forma, o álcool não será absorvido tão rapidamente pelo organismo.
    Consumo de álcool atrapalha a dieta?
    Se alimente antes de sair para a balada com lanches leves.

    Agende uma consulta com o Nutrólogo para que juntos tracem um plano alimentar que melhor encaixe na sua rotina e mais dúvidas sejam sanadas!

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