Por que devo tomar Bulletproof Coffee?

1169

Se levarmos a tradução ao pé da letra, Bulletproof Coffee quer dizer café à prova de balas. Você já ouviu falar dessa novidade que promete te levantar e deixar cheio de disposição em 15 minutos? Vamos te explicar porque você deve tomar o bulletproof coffe para aumentar a disposição, inteligência e até emagrecer.

 

Esse café à prova de balas, nada mais é do que uma bebida que uma mistura de café, manteiga e óleo. Mas fique atento, o café deve ser livre de micotoxinas, que são aquelas substâncias tóxicas produzidas por fungos.

 

A manteiga deve ser sem sal ou ghee. Já o óleo deve ser rico em triglicérides de cadeia média, como o óleo de coco e o de palma.

 

Mas será que o gosto é bom? Quem já tomou o Bulletproof Coffee aprova a bebida, que além de ser deliciosa, serve para potencializar a inteligência, aumentar a produtividade e de quebra te ajudar a perder os quilos indesejados.

 

A ideia de criar o café turbinado surgiu do empreendedor e “biohacker” David Asprey. Quando ele fez uma viagem ao Nepal, ficou apaixonado com o chá com manteiga que os habitantes das vilas tomam há séculos. Assim, ele criou uma dieta baseada na bebida e colocou suas teorias no livro Bulletproof: a dieta à prova de bala.

 

A medicina por trás do Bulletproof Coffee

Para que você compreenda como funciona o café à prova de balas, é preciso entender o funcionamento da diferença entre os óleos ruim e o bom.

 

Em casa, quando vamos fritar o alimento usamos o óleo de girassol, ele é composto por triglicerídeos de cadeia longa. Para absorver essa gordura, precisamos passar por muitos processos, o que gasta muita energia nosso corpo.

 

Já óleos como os recomendados por Asprey, como o de coco e de palmeira, possuem triglicerídeos de cadeia média. Isso significa que em pouco tempo nosso corpo os transforma em energia que será usado durante todo o dia.

 

Esse processo ainda supre a necessidade de carboidratos do organismo. Assim, você para de desejar tantos doces e outras comidas pobres em nutrientes.

 

Já a função da manteiga é ser alimento. O Bulletproof Coffee foi feito para substituir o café da manhã por completo. Ela, então, evita que você fique com fome até a próxima refeição.

 

Na prática você fica em jejum na parte da manhã. Isso favorece um processo chamado de autofagia. Ele consiste, basicamente, na renovação das células. Se a autofagia não acontece com frequência, você fica mais suscetível a doenças como artrose e diabetes.

 

Micotoxinas são vilãs

Em alguns casos, os grãos de café podem conter micotoxinas.  Essas substâncias podem causar câncer, enfraquecer o metabolismo e gerar inflamações. Presentes em maior quantidade nos grãos ainda verdes, elas são extraídas por meio de lavagem com água corrente em quase todas as indústrias e, no caso do Brasil, os cafés especiais, de boa qualidade, passam por um processo de seleção rigoroso, cuja dimensão sensorial torna a presença de micotoxinas muito rara – daí a importância de dar preferência aos cafés especiais.

 

Muitos apontam as micotoxinas como as responsáveis pelo gosto amargo do café. Mas isso não é verdade. O que causa a amargura no café é o processo de torrefação dos grãos e não as toxinas.

 

Faça o Bulletproof Coffee na sua casa

Por que devo tomar Bulletproof coffe?
Você já ouviu falar dessa novidade que promete te levantar e deixar cheio de disposição em 15 minutos?

Para preparar seu Bulletproof Coffee, o passo-a-passo é o seguinte:

Separe 250 ml de café de alta qualidade, de preferência filtrado ou na prensa francesa, fresco e moído na hora (aproximadamente 2 ½ colheres de sopa).

Adicione duas colheres de sopa de manteiga ghee ou manteiga sem sal.

Adicione uma ou duas colheres de sopa de TCM ou óleo de coco extra virgem. O ideal é começar com uma.

Misture bem, ou bata com um mixer ou liquidificador por 20 a 30 segundos.

 

Voilà, estamos prontos!

Essa é a receita para você começar a ter mais disposição e saúde. Aos poucos você vai querer customizá-la para deixar seu café com o gosto que você gosta.

Deixe uma resposta