Dieta aliada à atividade física potencializa resultados

510

Não é exagero dizer que perder peso de forma saudável, na maioria dos casos de sucesso, está associado a dois fatores primordiais: praticar atividade física e mudar o estilo de alimentação. Uma dieta aliada à atividade física potencializa resultados e é a chave do sucesso.

 

Indo direto ao ponto, emagrecer é uma questão matemática. O nosso corpo funciona como uma máquina perfeita. Quando nos alimentamos, nosso metabolismo armazena em forma de gordura todo o excedente de energia.

 

Emagrecer significa ingerir menos calorias do que gastamos. Nesse sentido, a prática de exercícios físicos leva a um maior gasto de energia. Na comparação de duas pessoas que consomem a mesma quantidade de alimento, a pessoa que pratica exercícios emagrecerá muito mais do que aquela que não se movimenta.

 

É importante destacar que se a dieta realizada for hipocalórica, com a prática de exercícios, o gasto de energia será superior ao consumo, e então o metabolismo mobilizará as reservas de gorduras para suprir este déficit.

 

Os segredos da alimentação

Para potencializar resultados, o segredo é dividir a alimentação em um maior número de refeições, além de ingerir alimentos que dão sensação de maior saciedade. Vale se lembrar de duas opções que são as maiores responsáveis pela sensação de satisfação: fibras e proteínas. Ou seja, é fundamental ter carnes, frutas, verduras e grãos na dieta.

 

Temidos e rejeitados por muitos, para ter energia para praticar esportes, você deve consumir carboidratos sem medo. Encontrados na batata, pães, massas, entre outros, esse nutriente é fundamental. Para não extrapolar e manter uma dieta mais leve coma os carboidratos mais próximos aos treinos.

 

Para toda atividade muscular, o combustível predominantemente necessário à atividade muscular é o açúcar, que, em forma de glicogênio muscular, permite que o corpo tenha energia apara atividades que exigem força. Quando os níveis de açúcar no sangue estão baixos, o organismo não consegue manter a mesma eficiência física.

 

Qual atividade física praticar?

Além de ajudar a emagrecer de forma saudável, a prática esportiva promove inúmeros benefícios, como redução dos riscos de doenças, melhora a formação do corpo, diminui o estresse e os níveis de ansiedade, melhora da coordenação motora, protege os ossos e as articulações.

 

Especialistas são categóricos ao afirmar que é fundamental a prática de atividade física da infância até o envelhecimento. No momento de escolher qual atividade fazer, não existe exercício perfeito. É preciso respeitar a individualidade de cada um, levando em consideração o desejo, prazer e a aptidão física.

 

E lembre-se, para uma dieta personalizada que atenda suas necessidades nutricionais, o ideal é que você agende uma consulta com o nutrólogo. Agende aqui a sua consulta.

 

Gostou das nossas orientações sobre a importância de uma dieta aliada a esportes para potencializar resultados? Compartilhe esse artigo com os amigos.

 

Deixe uma resposta