Manteiga ghee: benefícios para a saúde

0
336

A cada dia buscamos uma alimentação mais saudável e natural. A manteiga Ghee é um desses alimentos que estão ganhando espaço nos nossos hábitos alimentares graças a seus benefícios à saúde do corpo e da mente como um todo.

 

Também conhecida como manteiga clarificada, muito usada por indianos, não contém sal, lactose, não estraga com temperaturas elevadas, o que faz com que ela seja considerada mais pura e, portanto, mais benéfica para a saúde se comparada à versão tradicional que vemos com mais frequência nas mesas.

 

A manteiga Ghee é rica em vários nutrientes essenciais à saúde, como a vitamina A, que tem ação antioxidante no nosso organismo e na prática previne o envelhecimento precoce da pele, uma vez que protege as células dos radicais livres.

 

Além disso, testes científicos já comprovaram que a manteiga ghee também possui propriedades anti-inflamatórias, que são capazes de combater diversos tipos de doenças no nosso corpo.

 

Ela possui alta concentração de K2 e CLA, um tipo de ácido linoléico conjugado,​ um antioxidante com propriedades anti-virais que é proveniente de vacas alimentadas com capim.

 

Outra boa notícia é que o alimento não contém toxinas, já que estas são eliminadas da composição da manteiga logo no processo de clarificação.

 

Assim, a ghee evita a retenção líquida, responsável por causar aqueles incômodos “inchaços” na barriga, o que em muitos casos pode ser considerado como aumento de peso.

 

Melhora o aparelho digestivo e estimula o sistema imunológico por ser rica em ácido butírico, um ácido graxo de cadeia curta. As bactérias intestinais benéficas convertem as fibras em ácido butírico e, em seguida, usam isso para dar energia e suporte a parede intestinal. Desta forma, a melhora da digestão resultará em uma melhor saúde e peso equilibrado.

 

A Manteiga Ghee é essencialmente composto por Triglicerídeos de Cadeia Média – TCM: fonte energia imediata e de longa duração. Isso significa que essas gorduras são digeridas e metabolizadas rapidamente pelo nosso corpo e não ficam armazenadas em depósitos.

 

Isso facilita o consumo pelo músculo e diminui a degradação do glicogênio muscular. Contribui melhorando a potência e a resistência muscular durante o esforço físico. Por isso é muito usada entre aqueles que praticam atividades físicas e esportes.

 

Quer incrementar a manteiga ghee na sua dieta? Procure um nutrólogo para montar um cardápio que atenda todas as suas necessidades nutricionais!

 

Prepare manteiga ghee na sua casa

 

O primeiro passo é colocar a manteiga em uma panela, de preferência de vidro ou inox, e levar para o fogo médio até derreter e começar a ferver. Também pode usar o banho-maria;

 

Depois, com o auxílio de uma escumadeira ou colher, retire a espuma que irá se formar na superfície da manteiga, tentando não mexer na parte líquida. Todo o processo dura cerca de 30 a 40 minutos;

 

Espere a manteiga esfriar um pouco e coe o líquido com uma peneira para retirar os sólidos que se formam no fundo da panela, pois eles são formados pela lactose;

 

Coloque a manteiga em um frasco de vidro esterilizado e armazenar na geladeira no primeiro dia, para que ela fique com consistência dura. Em seguida, a manteiga pode ser armazenada em temperatura ambiente.

 

Dica valiosa: Para que a manteiga dure mais tempo, é importante armazená-la em um frasco de vidro que pode ser esterilizado com água fervente por cerca de 10 minutos.

 

Em seguida, deixe o frasco secar naturalmente sobre um pano limpo, com a boca virada para baixo para que não entre impurezas do ar no frasco. Após a secagem, tampe bem o frasco.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here