Como tomar chá verde e suas variações

720

Ele foi descoberto há mais de quatro milênios e ainda hoje está presente no dia a dia de milhões de brasileiros. Rico em vitaminas B1, B2, C, E e K, o chá verde é considerado uma bebida milagrosa. Os benefícios para a saúde oriundos desta planta milenar são muitos e vão desde melhora do metabolismo a combate da hipertensão.

O chá verde é produzido a partir das folhas de camellia sinensis, originária da China e da Índia.

É conhecido por seu efeito termogênico. Ele é estimulante por conter cafeína e antioxidante por conter catequinas. Alguns estudos preliminares apontam que umas das catequinas mais presentes no chá verde, a epigalocatequina galato (EGCG), estimula enzimas que controlam o metabolismo das gorduras, inclusive incentivando a quebra delas.

 

Desta forma elas não são usadas pelo nosso organismo e não ficam formando aquela barriga indesejada. Além de promover o emagrecimento, as pessoas que tomam o chá verde obtêm uma melhor composição adiposa no organismo, o que reduz as chances de diversas doenças como diabetes e hipertensão.

 

O chá verde produz chamado L-teanina que é exclusivo dessa planta e deve consistir em cerca de 2% do seu peso. Quando ele é liberado em nosso corpo, vai para o cérebro e lá aumenta a produção de dopamina e serotonina, neurotransmissores que estão ligados à sensação de bem-estar. Em estudos ficou comprovado que a bebida aumenta a produção de ondas alfa no cérebro, o que eleva a sensação de relaxamento.

 

Controla colesterol

Uma pequena fração do colesterol que temos é produzido no corpo, mas a maior parte vem da alimentação. As catequinas EGCG reduzem a absorção desse nutriente no nosso intestino, reduzindo assim sua quantidade em nosso corpo.

 

Porém os estudos mostram mais sua ação na redução do LDL, considerado o colesterol ruim, e não no aumento do HDL, o mocinho da história. Além disso, outros polifenois chamados de taninos também estão relacionados a essa redução do LDL, de acordo com alguns estudos.

 

Protege o cérebro

Alguns estudos têm demonstrado que o consumo de chá verde pode afastar doenças relacionadas ao declínio da mente, como Alzheimer. Um estudo realizado na Austrália revelou que a bebida pode proteger o cérebro de certos tipos de demência, pois os compostos polifenóis presentes no chá podem apresentar propriedades neuroprotetoras, principalmente contra duas substâncias danosas nessa doença: o peróxido de hidrogênio e uma proteína chamada beta-amiloide.

 

O consumo do chá verde deve ser orientado pelo seu Nutrólogo devido a presença da cafeína, seu excesso também pode trazer malefícios a saúde como aumento da pressão arterial. Por isso o acompanhamento é tão importante, marque aqui a sua consulta.

Chá verde e suas variações

Esta versão do chá evrde é extremamente revigorante e ajuda bastante na digestão.
Esta versão do chá verde é extremamente revigorante e ajuda bastante na digestão.

 

– Bancha: O mais consumido pelos brasileiros, é muito rico catequinas. Esta versão do chá é extremamente revigorante e ajuda bastante na digestão.

Caloria = 0g / Proteínas = 0g / Lipídeos = 0g / Carboidrato = 0,1g / Cafeína = 0,01g

– Sencha: O predileto dos japoneses! É o tipo de chá verde que tem um sabor mais agradável, além de um perfume incomparável.

Caloria = 2g / Proteínas = 0,2g / Lipídeos = 0g / Carboidrato = 0,2g / Cafeína = 0,02g

– Guenmaicha: É o sencha ou bancha misturado com arroz integral torrado. O cereal confere ao chá um sabor muito peculiar.

Caloria = 0g / Proteínas = 0g / Lipídeos = 0g / Carboidrato = 0,1g / Cafeína = 0,01g

É considerado um tipo raro de chá.
É considerado um tipo raro de chá.

– Gyokurocha: Esta versão é aquela conhecida como o “chá do imperador”. É o tipo mais raro dentre todos os chás. É produzido a partir dos brotos colhidos à mão e protegidos da superexposição do Sol.

Caloria = 5g / Proteínas = 1,3g / Lipídeos = 0g / Carboidrato = 0,1g / Cafeína = 0,16g

– Hojicha ou Kukicha: Utiliza talos e caules do chá verde torrados. No Japão é muito consumido por crianças e idosos, pois não contém grande quantidade de cafeína.

Caloria = 0g / Proteínas = 0g / Lipídeos = 0g / Carboidrato = 0,1g / Cafeína = 0,02g

Esse tipo de chá é super indicado para confecções de bolos e sorvetes.
Esse tipo de chá é super indicado para confecções de bolos e sorvetes.

– Matcha: É extremamente amargo. Porém, muito cremoso e espumoso. É utilizado para confecções de bolos e sorvetes.

Caloria = 32,4g / Proteínas = 0,2g / Lipídeos = 0g / Carboidrato = 0,2g / Cafeína = 0,02g

 

Gostou de conhecer os benefícios do chá verde para a saúde e prevenção de doenças? Compartilhe nosso artigo com os amigos!

Deixe uma resposta