Nutrologia diminui o risco de doenças em atletas

0
289

A alimentação saudável e balanceada é uma fonte de saúde garantida para quem pratica atividades físicas e esportes. Para conquistar um bom desempenho e diminuir o risco de doenças em atletas, é preciso se alimentar bem para fornecer ao corpo todas as energias necessárias à atividade.

 

A boa alimentação, alinhada ao acompanhamento profissional de um nutrólogo, ajuda a melhorar a formação de energia nas células, o que aumenta o rendimento e melhora o desempenho. Esse profissional é responsável por dar orientações relacionadas à obesidade, ganho de massa muscular, desempenho esportivo, alimentação saudável, entre outras particularidades.

 

O que você consome desempenha ainda um papel fundamental na recuperação do músculo e dos estoques de energia para que o atleta possa cumprir os treinos sem causar riscos à saúde.

 

Fazer uma dieta balanceada e rica em nutrientes contribui para melhorar até a atividade cerebral, trazendo mais qualidade de vida e disposição mental para o atleta.

 

Por outro lado, pular refeições, comer alimentos ricos em gorduras, consumir comidas industrializadas em excesso, diminui a quantidade de nutrientes no nosso corpo, que são necessários ao bom funcionamento do organismo. Vamos compartilhar com você de que forma a nutrologia pode diminuir o risco de doenças em atletas.

 

Prevenção de doenças

Manter a alimentação em dia contribui para fortalecer o sistema de defesa do corpo, ajudando a diminuir os riscos e a prevenir diversas doenças como hipertensão e diabetes.

 

A função do sistema imunológico é proteger o organismo contra invasores estranhos, como bactérias, vírus ou fungos causadores de doenças. Como os alimentos têm impacto direto no fortalecimento do sistema imunológico, o risco de desenvolver doenças é muito menor seguindo uma boa alimentação.

 

Equilibra os hormônios

Comer de forma saudável ajuda a equilibrar os níveis de diversos hormônios no corpo. Inhame, soja e sementes de linhaça, por exemplo, controlam as oscilações de humor e diminuem a retenção de líquidos.

 

Nosso corpo precisa de uma alimentação saudável para manter todas as suas funções fisiológicas e metabólicas em dia. Quem pratica esporte e atividade física, precisa tomar ainda mais cuidado, pois precisa de muita energia para dar conta dos treinos.

Para realizar atividades como corrida, musculação e alongamento é necessário um sistema ósseo saudável.
Para realizar atividades como corrida, musculação e alongamento é necessário um sistema ósseo saudável.

Proteção para os ossos

Para realizar atividades como corrida, musculação e alongamento é necessário um sistema ósseo saudável. Alimentos ricos em fósforo e cálcio, como salmão, sardinha e espinafre, ajudam a aumentar os níveis desses minerais no organismo.

 

Mais concentração

Como já mencionamos anteriormente, tudo aquilo que ingerimos tem impacto sobre a função cerebral, pois é o alimento que traz ao organismo energia para que ele possa funcionar, e isso inclui o cérebro.

 

A alimentação pode interferir no humor, no comportamento, na memória, e também no envelhecimento celular. Por meio de uma alimentação variada, é possível manter o cérebro ativo, o que ajuda a aumentar a concentração.

Principais erros na alimentação

 

Para evitar erros na alimentação que comprometam a performance, é muito importante buscar orientação profissional e de qualidade.

 

Para os nutrólogos, os principais erros na alimentação daqueles que realizam atividades físicas, muitas vezes, são decorrentes do uso de suplementos alimentares em exagero ou sem orientação de um profissional qualificado.

 

Em muitos casos, o consumo inadequado dessas substâncias pode ser prejudicial ao organismo e causar danos aos rins, principal órgão que faz a síntese desses suplementos.

 

A supervalorização do consumo de proteínas, principalmente por quem pratica musculação e faz treinamentos para hipertrofia: o excesso pode ser prejudicial até mesmo para os resultados almejados pelo atleta.

 

É por isso que, para estabelecer um cardápio que tenha todos os nutrientes necessários para o bom desempenho, é necessário consultar um nutrólogo, para orientá-lo de maneira adequada e profissional! Marque aqui a sua consulta.

Gostou das nossas dicas sobre como a nutrologia diminui o risco de doenças? Compartilhe com os amigos!

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here