Muitos preferem ignorar, mas a verdade é que uma boa noite de sono está relacionada com o tipo de alimentação que você tem. Os alimentos que fazem parte do seu cardápio durante o dia, e principalmente antes de dormir, tem poder de determinar se a qualidade do seu sono será boa ou ruim. Sim, dependendo do que come durante o dia, ou antes de dormir, a qualidade do seu sono pode mudar, inclusive provocando insônia.
Se você já sentiu aquele sono arrebatador durante o dia, provavelmente a sua noite anterior foi mal dormida. Esses dois eventos podem ser consequências do consumo de alimentos engordurados e de lenta absorção pelo organismo. Depois de ter um jantar exagerado em calorias, muitos já passaram pela experiência de ter sonhos desconexos numa determinada noite.
E existem pesquisas de cientistas que comprovam a influência das refeições nos nossos sonhos. Alguns alimentos podem criar problemas de sono, por causar indigestão e gases, e agravar o refluxo nas crianças que sofrem desse mal.
Antes do sono é ideal evitar bebidas cafeínadas, chocolate, hortelã, carnes e alimentos gordurosos e apimentados, suco de laranja ou outros cítricos, margarina e manteiga, alimentos com aditivos e conservantes artificiais.
O consumo de bebidas carbonadas como refrigerantes e carboidratos como arroz branco, batatas, pão branco, farinhas refinadas em geral devem ser evitados para garantir uma boa noite de sono. No livro “Brain on Food”, na tradução “Cerébro e comida”, está escrito que os sonhos podem acontecer em diferentes fases do sono, mas aqueles mais vívidos e profundos costumam ocorrer durante o sono REM.
Nesse momento o cérebro se encontra altamente ativo, com alto funcionamento de ondas cerebrais e consumo de energia. No momento de dormir o nosso cérebro precisa de muito açúcar. Quando tem açúcar suficiente no nosso cérebro, dá-se início a produção de serotonina, conhecido hormônio “calmante”.
Aqueles que adormecem com fome, com pouco açúcar no sangue, provavelmente terá um sono diferente dos padrões normais.
Chocolate é mesmo viciante
Chocolate contém uma quantidade de componentes que dão prazer na hora de comer. Muitos desses são similares aos presentes em psicotrópicos, e isso pode influenciar nosso cérebro. Para o doutor, as consequências de se comer chocolate antes de dormir podem ser ruins já que o funcionamento do cérebro é alterado pela comida.
No caso das pimentas e temperos, podem fazer mal similar ao cérebro se consumidas em grandes quantidades antes de dormir. “A noz-moscada possui um elemento que pode se converter em ecstasy no nosso corpo”. Será que isso justifica o psicodelismo do sonho de alguns?
O que comer antes de dormir
Alimentos que contêm triptofano, que é o aminoácido precursor da serotonina e melatonina, substâncias indutoras de sono, contribuem para sono. Alguns exemplos são os laticínios, leite, queijos, coalhada, iogurtes, produtos de soja como leite, tofu, feijão de soja, frutos do mar, carnes, frango, grãos integrais, feijão e arroz.
Hummus, aquela pasta de grão de bico com semente de gergelim, lentilhas, amendoim e outras nozes, ovos são ideais para uma boa noite de sono. A noite será ainda melhor dormida se você consumir carboidratos complexos como grãos integrais com alimentos ricos em triptofano.
Esses carboidratos estimulam a liberação de insulina que auxilia a remoção da corrente sanguínea de substâncias que competem com o triptofano. outra dica legal é consumir alimentos que servem como boas fontes de gorduras como o abacate, o leite de coco pois serão absorvidos mais lentamente e trarão saciedade por mais tempo (não acordando assim vontade de “COMER O MUNDO”).
A dica para evitar sonhos desconexos é evitar exageros. Quando você chegar do trabalho, da faculdade ou de qualquer lugar que seja, não saia atacando sua geladeira. O nutrólogo pode te ajudar a estabelecer um cardápio balanceado e que não cause insônia. Agende aqui a sua consulta. Se você gostou de entender o que deve comer para ter uma boa noite de sono, compartilhe esse artigo com os amigos.