20 receitas com mandioca para incluir na dieta

7195

Em cada região do nosso país ela tem um nome diferente. Mandioca, macaxeira, aipim. Mas o fato incontestável é que esta raiz tipicamente brasileira é versátil e cabe perfeitamente bem em uma variedade de pratos. Se você quer incluí-la no cardápio, a mandioca é uma ótima fonte de carboidrato, cálcio e vitamina B, além de uma boa opção para quem tem alergia a glúten.

 

A origem da mandioca é latina e seu cultivo já existia desde antes da chegada dos europeus à América. Mais de 80 países cultivam a mandioca, sendo o Brasil um dos principais produtores e consumidores dessa raiz.

 

Para os profissionais da nutrologia, é mais indicado consumir a mandioca do que a batata, pois ela é rica em nutrientes e fornece muita energia. O bom é que a energia que esse alimento fornece ajuda a controlar a glicemia do nosso corpo.

 

A mandioca é facilmente encontrada em supermercados e feiras em todo o país. Seu custo é acessível e seu preparo muito versátil, podendo ser consumida cozida, frita, como purê, sopa, frita e outros.

 

Também serve como base para a produção de outros produtos alimentícios, como a farinha de mandioca e a tapioca.Você pode usá-la como protagonista ou coadjuvante em entradas, pratos principais e, claro, sobremesas.Anote agora algumas dicas de como incrementar esse alimento na dieta!

 

Receitas com mandioca para colocar na dieta

 

  1. Caldinho de mandioca com carne moída: uma das provas da versatilidade deste alimento, este caldinho com carne moída vai funcionar muito bem como entrada para o seu jantar — ou mesmo como um prato para se comer fora de hora. Os ingredientes aqui são básicos e o modo de preparo é simples.

 

  1. Sopa creme de mandioca: uma sopa cremosa é também uma ótima opção para embalar uma noite fria, com aipim, então, melhor ainda. Esta receita leva linguiça calabresa, alho e cebola, três ingredientes que vão dar um tempero todo especial à protagonista do prato.

 

  1. Sopa de mandioca com linguiça: cebolas, linguiça e aipim refogados em azeite e manteiga parecem suficientemente saborosas para você? Pois então se prepare para ficar com água na boca apenas lendo a forma de preparo desta incrível receita de sopa, outra ótima opção para entrada.
Sopa de mandioca com linguiça sempre cai bem.
Sopa de mandioca com linguiça sempre cai bem.
  1. Sopa creme de milho verde e mandioca: mais uma opção para os amantes de sopa que querem acrescentar a mandioca à lista de ingredientes. Além de ser um prato de preparo rápido, esta sopa carrega na cremosidade ao misturar milho e a nossa protagonista desta lista.

 

  1. Escaldado de farinha de mandioca: mais uma ótima opção de entrada ou para aquecer o corpo em um dia frio, este escaldado é mais um caldinho que leva a nossa raiz adorada em sua lista de ingredientes. Mais precisamente, aqui se usa a farinha de mandioca, mas o resultado é leve e saboroso.

 

  1. Mandioca assada cremosa: outro prato que pode ir muito bem como aperitivo para os seus convidados, este petisco vai conquistar o seu paladar. Para dar uma ideia do que você estará prestes a experimentar, imagine uma tradicional polenta assada — outra maravilha de botequim—, só que com mandioca em vez de fubá.

 

  1. Queijo vegano de mandioca: aperitivo, entrada, doce, sobremesa e até queijo! Sim, o aipim serve para tudo isso. Se você é vegano ou apenas está a fim de experimentar um queijo vegetal, esta receita aqui será muito bem-vinda. Ela é relativamente simples e traz um resultado final incrível que pode ser consumido puro ou em sanduíches, pizzas, lasanhas e vários outros pratos.

 

  1. Biscoito de fécula de mandioca: um prato para despistar a fome ou então para alegrar a criançada, o biscoito de fécula de mandioca é uma variação de um biscoito de polvilho convencional. Além de uma ótima opção para se comer acompanhado de um café, eles são simples de preparar — uma combinação perfeita.

 

  1. Mandioca crocante de forno: esta receita usa apenas dois ingredientes, sendo que um deles é a mandioca (óbvio) e o outro é queijo parmesão à vontade para deixar o prato ainda mais saboroso. Enfim, uma opção simples de ser preparada e que pode ser um ótimo aperitivo para um encontro com amigos.

 

  1. Creme de mandioca com pesto de espinafre: um bom pesto é capaz de realçar ainda mais o sabor de outro prato, e esta receita é mais uma prova disso. Uma sopa creme que vai muito bem acompanhada do molho de espinafre e tem um toque especial de castanhas e parmesão ralado. Leve, suave e saboroso na medida certa.
  2. Pão integral de mandioca: se o seu negócio são os pães integrais, uni-los à mandioca pode ser uma ótima pedida para dar mais sabor. Aqui também será preciso fazer um purê com a raiz antes de juntar tudo à mistura, mas um pão integral com aipim vai compensar qualquer esforço.

    Essa receita vai bem com pasta de ricota e com um bom café!
    Essa receita vai bem com pasta de ricota e com um bom café!
  3. Gratinado de mandioca: comidas gratinadas ganham um sabor especial, e com o aipim não seria diferente. Esta receita conta como preparar um creme saboroso que pode servir de acompanhamento para inúmeros outros pratos, como peixes e carne bovina.

 

  1. Pizza de mandioca sem glúten: se a sua dieta é restritiva quanto ao glúten, a mandioca pode ser uma ótima substituta para o trigo em alguns pratos. Uma boa opção é esta pizza que, além de ser sem glúten, também não traz qualquer outro derivado de animais em seus ingredientes.

 

  1. Raviolli de mandioca com recheio de tofu e molho de castanha-do-pará: a combinação de tofu e castanha-do-Pará vai dar um toque especial ao raviolli feito com aipim. Com uma pegada mais saudável, mas sem deixar o sabor e a suculência de lado, esta receita manda bem também por não levar leite nem ovo nos ingredientes (ideal para dietas restritivas).

 

  1. Bolinho verde de mandioca com couve: a couve utilizada é reaproveitada do preparo do suco verde. Além de ficar uma delícia, existe a satisfação de reaproveitar o alimento que seria jogado fora.

 

  1. Pão de queijo de mandioca: é um pão de queijo um pouco diferente, mas delicioso. A textura é crocante por fora e macia por dentro. O diferencial está no queijo parmesão ralado, utilizado para cobrir os pãezinhos.

 

  1. Purê de mandioca: ótima receita para substituir o comum purê de batata. A receita leva apenas mandioca cozinha, leite, manteiga e sal.

  1. Escondidinho de shimeji: o escondidinho é feito de maneira tradicional com a mandioca. Para o recheio é utilizado shimeji com shoyu, muito simples de preparar e uma ótima opção para vegetarianos.
  2. Lasanha de mandioca, frango e abobrinha: para quem faz uso de dietas com restrição ao glúten, essa é uma ótima opção de lasanha. É possível encontrar a massa pronta em lojas de produtos naturais.20. Quadradinhos de mandioca com coco e lemoncurd: indo para um lado um pouco mais sofisticado, estes quadradinhos de mandioca trazem creme de limão e coco também em seus ingredientes. Ele é feito sobre uma base de bolo de aipim, conta ainda com massa folhada e o produto desta combinação é ótimo aos olhos e ao paladar.

    Gostou das nossas receitas? Compartilhe com os amigos!

Deixe uma resposta