Em cada região do nosso país ela tem um nome diferente. Mandioca, macaxeira, aipim. Mas o fato incontestável é que esta raiz tipicamente brasileira é versátil e cabe perfeitamente bem em uma variedade de pratos. Se você quer incluí-la no cardápio, a mandioca é uma ótima fonte de carboidrato, cálcio e vitamina B, além de uma boa opção para quem tem alergia a glúten.
A origem da mandioca é latina e seu cultivo já existia desde antes da chegada dos europeus à América. Mais de 80 países cultivam a mandioca, sendo o Brasil um dos principais produtores e consumidores dessa raiz.
Para os profissionais da nutrologia, é mais indicado consumir a mandioca do que a batata, pois ela é rica em nutrientes e fornece muita energia. O bom é que a energia que esse alimento fornece ajuda a controlar a glicemia do nosso corpo.
A mandioca é facilmente encontrada em supermercados e feiras em todo o país. Seu custo é acessível e seu preparo muito versátil, podendo ser consumida cozida, frita, como purê, sopa, frita e outros.
Também serve como base para a produção de outros produtos alimentícios, como a farinha de mandioca e a tapioca.Você pode usá-la como protagonista ou coadjuvante em entradas, pratos principais e, claro, sobremesas.Anote agora algumas dicas de como incrementar esse alimento na dieta!
Receitas com mandioca para colocar na dieta
- Caldinho de mandioca com carne moída: uma das provas da versatilidade deste alimento, este caldinho com carne moída vai funcionar muito bem como entrada para o seu jantar — ou mesmo como um prato para se comer fora de hora. Os ingredientes aqui são básicos e o modo de preparo é simples.
- Sopa creme de mandioca: uma sopa cremosa é também uma ótima opção para embalar uma noite fria, com aipim, então, melhor ainda. Esta receita leva linguiça calabresa, alho e cebola, três ingredientes que vão dar um tempero todo especial à protagonista do prato.
- Sopa de mandioca com linguiça: cebolas, linguiça e aipim refogados em azeite e manteiga parecem suficientemente saborosas para você? Pois então se prepare para ficar com água na boca apenas lendo a forma de preparo desta incrível receita de sopa, outra ótima opção para entrada.

- Sopa creme de milho verde e mandioca: mais uma opção para os amantes de sopa que querem acrescentar a mandioca à lista de ingredientes. Além de ser um prato de preparo rápido, esta sopa carrega na cremosidade ao misturar milho e a nossa protagonista desta lista.
- Escaldado de farinha de mandioca: mais uma ótima opção de entrada ou para aquecer o corpo em um dia frio, este escaldado é mais um caldinho que leva a nossa raiz adorada em sua lista de ingredientes. Mais precisamente, aqui se usa a farinha de mandioca, mas o resultado é leve e saboroso.
- Mandioca assada cremosa: outro prato que pode ir muito bem como aperitivo para os seus convidados, este petisco vai conquistar o seu paladar. Para dar uma ideia do que você estará prestes a experimentar, imagine uma tradicional polenta assada — outra maravilha de botequim—, só que com mandioca em vez de fubá.
- Queijo vegano de mandioca: aperitivo, entrada, doce, sobremesa e até queijo! Sim, o aipim serve para tudo isso. Se você é vegano ou apenas está a fim de experimentar um queijo vegetal, esta receita aqui será muito bem-vinda. Ela é relativamente simples e traz um resultado final incrível que pode ser consumido puro ou em sanduíches, pizzas, lasanhas e vários outros pratos.
- Biscoito de fécula de mandioca: um prato para despistar a fome ou então para alegrar a criançada, o biscoito de fécula de mandioca é uma variação de um biscoito de polvilho convencional. Além de uma ótima opção para se comer acompanhado de um café, eles são simples de preparar — uma combinação perfeita.
- Mandioca crocante de forno: esta receita usa apenas dois ingredientes, sendo que um deles é a mandioca (óbvio) e o outro é queijo parmesão à vontade para deixar o prato ainda mais saboroso. Enfim, uma opção simples de ser preparada e que pode ser um ótimo aperitivo para um encontro com amigos.
- Creme de mandioca com pesto de espinafre: um bom pesto é capaz de realçar ainda mais o sabor de outro prato, e esta receita é mais uma prova disso. Uma sopa creme que vai muito bem acompanhada do molho de espinafre e tem um toque especial de castanhas e parmesão ralado. Leve, suave e saboroso na medida certa.
- Pão integral de mandioca: se o seu negócio são os pães integrais, uni-los à mandioca pode ser uma ótima pedida para dar mais sabor. Aqui também será preciso fazer um purê com a raiz antes de juntar tudo à mistura, mas um pão integral com aipim vai compensar qualquer esforço.
Essa receita vai bem com pasta de ricota e com um bom café! - Gratinado de mandioca: comidas gratinadas ganham um sabor especial, e com o aipim não seria diferente. Esta receita conta como preparar um creme saboroso que pode servir de acompanhamento para inúmeros outros pratos, como peixes e carne bovina.
- Pizza de mandioca sem glúten: se a sua dieta é restritiva quanto ao glúten, a mandioca pode ser uma ótima substituta para o trigo em alguns pratos. Uma boa opção é esta pizza que, além de ser sem glúten, também não traz qualquer outro derivado de animais em seus ingredientes.
- Raviolli de mandioca com recheio de tofu e molho de castanha-do-pará: a combinação de tofu e castanha-do-Pará vai dar um toque especial ao raviolli feito com aipim. Com uma pegada mais saudável, mas sem deixar o sabor e a suculência de lado, esta receita manda bem também por não levar leite nem ovo nos ingredientes (ideal para dietas restritivas).
- Bolinho verde de mandioca com couve: a couve utilizada é reaproveitada do preparo do suco verde. Além de ficar uma delícia, existe a satisfação de reaproveitar o alimento que seria jogado fora.
- Pão de queijo de mandioca: é um pão de queijo um pouco diferente, mas delicioso. A textura é crocante por fora e macia por dentro. O diferencial está no queijo parmesão ralado, utilizado para cobrir os pãezinhos.
- Purê de mandioca: ótima receita para substituir o comum purê de batata. A receita leva apenas mandioca cozinha, leite, manteiga e sal.
- Escondidinho de shimeji: o escondidinho é feito de maneira tradicional com a mandioca. Para o recheio é utilizado shimeji com shoyu, muito simples de preparar e uma ótima opção para vegetarianos.
- Lasanha de mandioca, frango e abobrinha: para quem faz uso de dietas com restrição ao glúten, essa é uma ótima opção de lasanha. É possível encontrar a massa pronta em lojas de produtos naturais.20. Quadradinhos de mandioca com coco e lemoncurd: indo para um lado um pouco mais sofisticado, estes quadradinhos de mandioca trazem creme de limão e coco também em seus ingredientes. Ele é feito sobre uma base de bolo de aipim, conta ainda com massa folhada e o produto desta combinação é ótimo aos olhos e ao paladar.
Gostou das nossas receitas? Compartilhe com os amigos!