Quando os remédios com enzimas de leite são indicados?

830

É cada vez mais comum encontrar pessoas que tem intolerância à lactose. Muitos desconhecem, mas a lactase é uma importante enzima do nosso organismo, responsável pela hidrólise da lactose,
ou seja, quebra a lactose encontrada em leite e seus derivados em galactose e glicose. Vamos esclarecer quando os remédios de enzimas de leite são indicados.

 

Algumas pessoas apresentam uma deficiência na produção dessa enzima, o que as levam a desenvolver um quadro de intolerância à lactose. Quando apresentamos a intolerância à lactose, esse é o nome que se dá à incapacidade parcial ou total que a pessoa tem de digerir o açúcar do leite e seus derivados. Na prática, eles apresentam uma maior retenção de líquidos, diarréias e cólicas.

 

Para quem tem a intolerância à lactose, vários laboratórios já produzem comprimidos de enzima de lactose, isto é, suplementos que repõe a lactase que não é produzida pelo organismo. Nos tópicos abaixo saiba mais sobre a intolerância, o que é a enzima de lactose, quais os seus efeitos e muito mais. Essa suplementação não faz com que a pessoa reverta o quadro de intolerância, mas sim com que o organismo consiga digerir o açúcar do leite, de modo a evitar os indesejáveis sintomas.

 

Quantas cápsulas devo usar?

Os melhores suplementos de enzima lactase disponíveis no mercado possuem entre 9.000 e 10.000 FCC, quantidade considerada suficiente para a digestão de uma refeição que contenha lácteos.

 

Essa quantidade é ideal e poderá lhe ajudar a digerir tanto uma fatia de pizza com queijo, que contém uma pequena quantidade de lactose, quanto um pote médio de sorvete que tem quantidade de lactose bem maior.

 

Nos casos em que existe uma demora entre a ingestão de um alimento lácteo e outro, é importante prevenir-se fazendo uso da enzima novamente. Isso pode acontecer em festas, por exemplo, onde há um grande intervalo entre a entrada e a sobremesa.

 

A recomendação dos fabricantes é que você faça uso da enzima no momento em que você irá começar a consumir um alimento com lactose. Os comprimidos, cápsulas, pó e pastilhas podem ser encontrados em farmácias e casas de manipulação. Não há necessidade de receita médica para a compra, mas é de extrema importância se consultar com um médico nutrólogo antes do consumo. Ele quem vai determinar a quantidade e como adequar à dieta.

 

Ficou surpreso com a possibilidade de comer derivados de leite sem pagar caro por isso? Compartilhe essa boa notícia com os amigos!

Deixe uma resposta