Intolerância ao glúten e como substituir na dieta

0
569

Intolerância ao glúten e como substituir na dieta? Glúten é uma daquelas palavras pequenas capazes de mudar definitivamente a nossa alimentação. A boa notícia é que dá pra substituir na dieta por algo tão saboroso que não prejudique a saúde.

 

Para pessoas portadoras de intolerância ao glúten, alimentos como o pão de trigo e a lasanha de domingo, devem ser abolidos do cardápio. No Brasil, segundo a Associação de Celíacos do Brasil (Acelbra), há um portador da doença celíaca para cada 600 habitantes.

 

Alimentos que contém glúten podem causar uma verdadeira indisposição no organismo de quem é intolerante. Diferentemente do que muitos acreditam a substância não está presente apenas nos alimentos, mas em muitos utensílios de uso doméstico que possuem, em sua composição, trigo, centeio, cevada e malte.

 

Os principais sintomas de quem sofre esse tipo de intolerância é diarréia ou prisão de ventre, vômitos persistentes, inchaço abdominal, dor no abdômen, flatulências, má digestão e perda de peso.

 

Conhecida também como doença celíaca, a intolerância ao glúten geralmente se manifesta na infância, entre o primeiro e terceiro ano de vida, mas muitos descobrem somente na vida adulta. O tratamento depende de uma dieta de privações, e quem tem a doença não pode comer pães, bolos, bolachas, macarrão, pizzas, nem tomar cervejas, whisky, vodca, por exemplo.

 

Diferentemente da intolerância à lactose, que é mais fácil identificar pela presença de leite nos alimentos, o glúten é invisível. Um prato de arroz branco, por exemplo, não contém glúten.

 

Contudo, se quem preparou o arroz acrescentou um tablete de caldo industrializado, a chance de o mesmo prato apresentar glúten é enorme, pois a grande parte dos caldos industrializados contém tal proteína. Este é um desafio de muitas pessoas que têm a doença.

 

Como descobrir que é intolerante?

Os exames de sangue são muito utilizados na detecção da doença celíaca. Os exames de anticorpo antitransglutaminase e do anticorpo antiendomísio são altamente precisos e confiáveis, mas insuficientes para um diagnóstico.

 

A doença celíaca deve ser confirmada encontrando-se certas mudanças nos vilos, dobras que revestem a parede do intestino delgado. Para ver essas mudanças, uma amostra de tecido do intestino delgado é colhida por meio de um procedimento chamado endoscopia com biópsia. Neste procedimento, uma sonda é inserida pela boca, passa pela garganta e estômago, chegando ao intestino delgado para obter pequenas amostras de tecido.

 

Seis alimentos para substituir o glúten

 

  1. Tapioca

A tapioca é uma forte aliada para substituir o pão nas dietas sem gluten. Além de ter poucas calorias, pode ter seu recheio tanto doce quanto salgado.

 

 

Além de ter poucas calorias, pode ter seu recheio tanto doce quanto salgado.
Além de ter poucas calorias, pode ter seu recheio tanto doce quanto salgado.
  1. Pão de Queijo

O Famoso quitute mineiro é uma boa opção para substituir o pão tradicional. O pão de queijo é feito à base de farinha de tapioca, que provém da mandioca, e por isso não contém glúten. A única questão é que o pão de queijo pode ter um pouco mais de calorias.

  1. Tortilhas de milho

As tortilhas de milho não têm glúten, mas têm uma quantidade de fibras elevadas. Por isso tornam-se uma ótima opção para pessoas sensíveis ao glúten.

Você pode usar tortilhas de milho em sanduíches, wraps, hambúrgueres, pizzas ou simplesmente com manteiga e queijo.

  1. Wrap de couve ou de alface

Tanto a couve quanto o alface são fantásticos e podem servir para fazer um delicioso wrap, além de custarem pouco. As couves podem também servir para fazer burritos, incorporando muito sabor e nutrientes ao seu lanche livre de glúten e ainda com poucas calorias.

As couves podem também servir para fazer burritos, incorporando muito sabor e nutrientes ao seu lanche livre de glúten e ainda com poucas calorias.
As couves podem também servir para fazer burritos, incorporando muito sabor e nutrientes ao seu lanche livre de glúten e ainda com poucas calorias.
  1. Wraps de arroz

Se você já fez rolinhos primavera em casa, você sabe como é fácil usar a massa de arroz. Experimente este toque moderno em rolinhos primavera usando um pouco de quinoa e óleo de gergelim.

  1. Batata doce

As batatas doces são uma ótima opção para substituir o pão feito com trigo. É um alimento de valor calórico baixo e pode ser preparado de diversas maneiras, dando ainda mais sabor à sua refeição.

 

Se você está sentindo alguns desses sintomas, não deixe de agendar uma consulta com um nutrólogo. Ele é o profissional recomendado para tratar doenças celíacas e criar uma nova dieta para a sua alimentação.

 

Gostou do nosso artigo? Compartilhe com os amigos!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here