10 alimentos antioxidantes que previnem o envelhecimento

978

O envelhecimento precoce ocorre quando você aparenta ter uma idade biológica muito avançada. É resultado de um processo degenerativo causado pela soma de vários fatores, dentre eles podemos citar: falta de uma alimentação saudável, sedentarismo, consumo excessivo de álcool e noites mal dormidas. É nesse contexto que entram os alimentos antioxidantes, que ajudam viver com mais saúde e previnem o envelhecimento. Preparamos um guia com 10 alimentos antioxidantes para incluir no cardápio diário.

 

Os antioxidantes desempenham o papel de proteger e preservar as células sadias do organismo, combatendo a ação oxidativa dos radicais livres. Esses alimentos funcionais ajudam a manter a sua pele e corpo mais jovem, potencializando tratamentos estéticos e retardando o aparecimento de rugas.

 

Uma pesquisa realizada recentemente pela Unilever mostrou que é possível amenizar as rugas faciais com a ingestão de um coquetel de cápsulas de isoflavonas de soja, licopeno, vitamina C e E + óleo de peixe (ômega 3).

 

É que esse combinado de antioxidantes é potente contra os radicais livres – moléculas produzidas naturalmente pelo organismo, mas que, em excesso, aceleram o envelhecimento celular.

É por isso que antes de mudar a dieta, você deve se consultar com um nutrólogo. Ele é o profissional que saberá todos quais os nutrientes adequados para o seu cardápio.

 

Guia de 10 alimentos que previnem o envelhecimento

1 – Salmão: Riquíssimo em ômega 3, é anti-inflamatório e ajuda o organismo a produzir ceramidas, substância com uma ótima ação hidratante para a pele.

2 – Amêndoas, nozes, feijões e lentilhas: Ajudam na produção de colágeno, um ótimo cicatrizante e agente de combate aos radicais livres!

10 alimentos antioxidantes que previnem o envelhecimento
As castanhas, amêndoas e oleaginosas ajudam na produção de colágeno.

3 – Cacau: Sim! O cacau possui polifenóis, um poderoso antioxidante que intensifica a irrigação sanguínea.

4 – Laranja, morango e acerola: Muita vitamina C! Agente desintoxicante e que ajuda na produção de colágeno, dando elasticidade à pele.

5 – Cúrcuma ou açafrão: Rico em curcuminoides! Compostos de ação antioxidante e propriedades anti-idade.

6 – Azeite de Oliva: Abundante em gorduras monoinsaturadas, possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

10 alimentos antioxidantes que previnem o envelhecimento
Abundante em gorduras monoinsaturadas, o azeite de oliva ajuda a prevenir o envelhecimento

7 – Mamão: Contém betacaroteno, um antioxidante que combate os radicais livres e protege a pele dos raios solares, evitando o envelhecimento cutâneo.

8 – Aveia: Ótima fonte de silício, a aveia é um excelente alimento para minimizar o aspecto da celulite e para eliminar toxinas!

9 – Suco de uva integral: Possui resveratrol, um antioxidante que atua eliminando os radicais livres do seu organismo!

 

10 – Chá verde: Funcional, tem uma forte ação antioxidante e auxilia no combate a doenças cardiovasculares!

Gostou do nosso artigo com alimentos para conservar a pele jovem e prevenir o envelhecimento? Compartilhe com os amigos!

 

Deixe uma resposta