Alimentos para baixar o nível de açúcar no sangue

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Você já deve ter ouvido que evitar picos de insulina – hormônio que favorece os estoques de gordura – é importante tanto para a sua saúde, porque diminui o risco de desenvolver o diabetes, quanto para a sua dieta. E o que dispara esse processo é o alto consumo de carboidratos, que, no sangue, viram açúcar. Para a nossa sorte, existem alguns alimentos que podem conter rapidamente os níveis do ingrediente doce na corrente sanguínea.

 

O seu corpo transforma carboidratos em açúcares (glicose), e, em seguida, a insulina transporta os açúcares para as células. Quando você come carboidratos demais ou tem problemas com a função da insulina, este processo falha e os níveis de glicose no sangue sobem.

 

O exercício regular pode ajudar a perder peso e aumentar a sensibilidade à insulina. O aumento da sensibilidade à insulina significa que suas células são mais capazes de usar o açúcar disponível em sua corrente sanguínea. O exercício também faz com que seus músculos usem o açúcar no sangue para a energia e contração muscular.

 

Um fator chave para diminuir os níveis de açúcar no sangue é a hidratação. Durante a desidratação, o hormônio vasopressina faz com que o fígado produza açúcar no sangue, elevando seus níveis.

 

Neste processo, os rins tentam se livrar do excesso de açúcar no sangue através da urina, fazendo você perder água no processo. Beber água regularmente te hidrata, reduz os níveis de açúcar no
sangue e reduz o risco de diabetes.

 

Índice glicêmico: como te afeta?

 

O índice glicêmico foi desenvolvido para avaliar a resposta do nível de açúcar no sangue para alimentos que contêm hidratos de carbono. Tanto a quantidade e o tipo de carboidratos determinam
como um alimento afeta os níveis de açúcar no sangue.

 

É por isso que comer alimentos de baixo índice glicêmico é uma maneira reduzir os níveis de açúcar no sangue a longo prazo.

 

Lista de alimentos

1. Espinafre

A verdura é rica em aminoácidos e boa fonte de minerais como cálcio, magnésio e potássio, além de diminuir os níveis da pressão arterial. O alimento também contém boas doses de fibras, que
ajudam a reduzir o açúcar no sangue.

 

2. Abacate

A fruta é uma ótima fonte de gordura boa e, consequentemente, tem muitas calorias (160 em 100 gramas). No entanto, é uma grande aliada do emagrecimento! Formada basicamente de ácido
oleico (a mesma substância anti-inflamatória do azeite de oliva), a gordura do abacate reduz o risco de síndrome metabólica – desordem capaz de desencadear diabetes e obesidade.

 

3. Ovo

O alimento é uma excelente fonte de proteína, gorduras saudáveis e vitaminas (B12 e D). Não por acaso, o ovo é um dos favoritos na lista de supermercado de quem quer emagrecer – basta consumir com moderação. Por ser facilmente digerido pelo organismo, ele regula a sacarose e segura os níveis de açúcar, além de dar saciedade.

 

4. Amêndoas

Além de ser uma opção fácil de lanchinho, estudos indicam que a amêndoa auxilia na perda de peso, pois é rica em gorduras monoinsaturadas, responsáveis por manter estável o açúcar no
sangue e ativar a queima de gorduras.

 

5. Chia

Essa sementinha, originária do México, possui alto valor nutricional e virou figurinha carimbada entre os ingredientes de receitas saudáveis. Ela é fonte de proteínas, fibras, ômegas 3 e 6,
antioxidantes, vitaminas e minerais, como cálcio, magnésio e ferro.

Não à toa, é capaz de ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares e osteoporose, além de melhorar o funcionamento intestinal e colaborar com o controle da glicemia.

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