Benefícios do chá de hibisco para a saúde

826

Não é de hoje que os chás mais variados ganharam o paladar dos brasileiros. O chá de hibisco é um deles. Diferente do chá verde, ele tem um sabor mais agradável e é rico em antioxidantes que previnem doenças do coração e o envelhecimento precoce.

 

Além disso, ao tomar diariamente o chá de hibisco, você pode queimar os quilos indesejados, pois ele é um potente diurético que ajuda a desinchar.

 

O chá de hibisco é preparado com o cálice do botão seco da flor chamada Hibiscus Sabdariffa, que não é aquela espécie de hibisco normalmente encontrada nos jardins.

 

A bebida conta com diversas substâncias antioxidantes, como os flavonoides, especialmente as antocianinas, que possuem efeito cardioprotetor, vasodilatador e contribuem muito para evitar o acúmulo de gorduras, uma vez que estimula a produção de urina, que elimina as toxinas do corpo.

 

O hibisco tem vitamina C, que diminui a pressão na parede dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação, e cálcio, mineral importantíssimo para os ossos e um facilitador na perda de peso, segundo estudos recentes.

Quando não tomar o chá de hibisco

 

O chá de hibisco está contraindicado em casos de gravidez, para mulheres durante a TPM porque pode agravar seus sintomas e também não é indicado para pessoas com problema de pressão baixa. Além disso, o chá de hibisco pode causar alterações hormonais e prejudicar a fertilidade, por isso está contraindicado para mulheres que estejam tentando engravidar.

 

O excesso de chá de hibisco também pode causar intoxicação do organismo, alterações da pressão e causando fraqueza muscular, por isso, a dose máxima diária deve ser de 6 xícaras de chá.

 

Como fazer o chá de hibisco para emagrecer

 

Para fazer o chá de hibisco e manter as propriedades da flor, deve-se colocar a água para ferver e, quando começar a levantar fervura, deve-se apagar o fogo. A seguir deve-se acrescentar o hibisco, tampar o recipiente e deixar repousar por 10 minutos antes de coar e beber.

 

A proporção correta de hibisco e água é:

2 colheres de sopa de hibisco seco ou 2 sachês de chá de hibisco

1 litro de água em início de fervura

Deixe uma resposta