Mitos e verdades sobre os suplementos alimentares

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O desejo de ter um corpo bonito e sarado, fez com que aumentasse a busca por componentes extra-alimentares. Mas, é preciso ficar atento no momento de escolher, produtos não liberados e impróprios podem prejudicar a saúde. Existem mitos e verdades sobre os suplementos alimentares que você precisa conhecer.

 

Muitas pessoas e até você mesmo procuram o auxílio desses produtos para acelerar a conquista dos resultados, tanto para emagrecer, quanto para ganhar músculos definidos. Para garantir a qualidade desses produtos que estão no mercado, a  Anvisa monitora as diversas marcas de produtos no Brasil. Existe inclusive uma página exclusiva com perguntas e respostas sobre o uso dos alimentos de academia criada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Acesse aqui para ler as informações.

 

Um dos mitos gira em torno do Whey Protein. Para quem nunca ouvir falar trata-se da proteína do soro do leite e, se inserido em um plano alimentar individualizado e correto, pode contribuir para a perda de peso. O consumo, no entanto, sem controle e orientação adequada pode ser prejudicial à saúde e gerar acúmulo de gordura corporal.

 

Existem ainda aqueles que pensam que os suplementos são como placebo. O que nem de perto é verdade. Muitos estudos provam a eficiência dos suplementos alimentares como meios para suprir deficiências nutricionais comuns na população. Os suplementos são, em geral, produtos constituídos por alta concentração de substâncias, que são destinadas a um fim específico.

 

Outra dúvida comum é sobre a real necessidade da suplementação alimentar para quem pratica exercícios. Uma dieta balanceada é um bom começo, mas isso não significa que você está cumprindo todas as necessidades nutricionais que seu corpo precisa.

 

Necessidades de nutrientes podem variar de acordo com idade, saúde, stress e treinamentos intensos. Considere os suplementos uma apólice de seguro, que preenche as lacunas que você não consegue com uma boa alimentação.

Vale lembrar, entretanto, que seu uso deve ser feito somente com a supervisão de um especialista, que indicará o melhor ou melhores suplementos para cada tipo de organismo.

 

Suplemento sem exercício funciona?

 

Muitos questionam se não existe a possibilidade de desenvolvimento da massa muscular apenas com a suplementação. Os exercícios de resistência são fundamentais nesse processo.

 

A maioria dos ingredientes contidos nos suplementos é encontrada naturalmente no corpo humano ou nos alimentos que comemos. A suplementação adequada pode causar menos efeitos colaterais que a alimentação.

 

Queimadores de gordura

Alinhados a uma dieta e exercícios físicos, os queimadores de gordura são destinados a aumentar a energia, estimular o metabolismo ou suprimir o apetite.

 

Existem diversos alimentos termogênicos utilizados por nutricionistas no controle da obesidade, auxiliando o tratamento dietético. É importante aliar o consumo dos alimentos termogênicos a um plano alimentar equilibrado, uma dieta hipocalórica, pobre em gorduras saturadas, incentivar os bons hábitos alimentares dos pacientes, além da prática frequente de atividade físicas.

 

A maioria dos ingredientes contidos nos suplementos é encontrada naturalmente no corpo humano ou nos alimentos que comemos. A suplementação adequada pode causar menos efeitos colaterais que a alimentação.

 

Mas antes de aderir à suplementação alimentar é preciso agendar uma consulta com um nutrólogo. Agende aqui a sua consulta.

 

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