Fruta secas na dieta podem engordar?

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As frutas desidratadas podem ser levadas na bolsa para qualquer canto sem o risco de amassar ou estragar. Isso significa um lanchinho garantido a qualquer hora do dia. Mas atenção: nem sempre as frutas secas são aliadas para quem deseja emagrecer com saúde, em alguns casos elas podem concentrar muitas calorias.

 

Então é verdade que as frutas secas engordam mais que as frescas? Sim, isso ocorre uma vez que no processo de desidratação, elas perdem toda a água. Isso faz com que a frutose, aquele açúcar natural das frutas, fique concentrada, o que pode até triplicar as calorias em alguns casos.

 

Para comparação, meia xícara de damasco seco tem 4,7 gramas de fibra, mas a mesma quantidade de fatias de damasco fresco tem 1,6 gramas de fibra. Frutos secos também são uma rica fonte de antioxidantes e folato de vitamina B.

Mas as frutas desidratadas também oferecem pontos positivos: têm mais fibras e substâncias antioxidantes, em comparação às frescas. Além disso, duram mais e são compactas, sendo opções práticas para o dia a dia.

 

Para não atrapalhar a dieta, eu conselho é consumi-las em pequenas porções, de até três unidades em cada lanche. É ideal sempre acompanhadas de uma proteína magra como iogurte desnatado ou queijo light ou gordura boa como castanha-do-pará, noz ou amêndoa. O objetivo é reduzir a velocidade com que a frutose é liberada no organismo, diminuindo o risco de a fruta seca engordar.

 

Antes de mudar a dieta é essencial que você consulte um nutrólogo. Agende aqui sua consulta! Gostou de conhecer os benefícios e riscos das frutas secas na dieta? Compartilhe com os amigos!

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