É Copa do Mundo. Ela só acontece de quatro em quatro anos, mas é o suficiente para tirar muita gente do foco. Quer se livras dos excessos com saúde? Temos a solução, mas o gosto está bem longe de lembrar as delícias dos dias de jogos do Brasil.
A primeira dica é conhecida por muitos, mas nem por isso é querida. Vale superar uns minutinhos do sabor amargo do chá de boldo para aliviar o fígado depois dos exageros que muitos de nós cometemos na Copa do Mundo.
O chá de boldo é natural e fornece um alívio para o nosso corpo, que fica sobrecarregado pela gordura e pelo álcool. No nosso sistema hepático, o chá ajuda na metabolização de tudo o que ingerimos. Outra vantagem é que o boldo também vai ajudar na digestão e na eliminação de gases. O chá de hortelã também ajuda na metabolização dos alimentos que consumimos.
Detox na Copa
Quando recebo meus pacientes, aposto numa alimentação natural, leve e com efeito detox. Mas atenção, nosso objetivo não é restringir sua alimentação, mas sim voltar ao foco minimizando danos. A desintoxicação tem como objetivo ajudar a eliminar toxinas e outras substâncias que prejudicam a saúde e o bom funcionamento do nosso corpo. A dica para essa dieta, assim, é esquecer alimentos e bebidas com muito aditivos, como corantes e estabilizantes.
Aumente a ingestão de verduras e frutas com baixo índice glicêmico como maçã, pera, melancia, melão, abacate e mamão. Nessa dieta, o ideal é consumir 3 porções de frutas e pelo menos 1 prato bem caprichado de hortaliças como alface, rúcula, agrião e acelga por dia.
Vale caprichar nos cereais, arroz integral, quinoa, amaranto, leguminosas feijão, lentilha, grão-de-bico, oleaginosas ricas em gordura boa castanha e nozes, além de sementes colo linhaça, chia, abóbora e muito líquido. Lembra do suco verde? Aposte neles!
Alimentos que desintoxicam
Para aliviar os sintomas do pé na jaca durante os jogos da Copa do Mundo, anote aí algumas frutas e verduras indicadas:
– Abacaxi: diurético, facilita a digestão, especialmente de carnes, e desobstrui o fígado.
– Arroz integral: rico em fibras faz o intestino funcionar melhor e favorece a eliminação de toxinas, mantendo a pele saudável.
– Maçã: suas fibras funcionam como esponja dentro das artérias, ajudando na eliminação do colesterol. Antiácida, ainda ativa o fígado e dissolve o ácido úrico, que retêm líquidos.
– Melancia: tem propriedade refrescante e diurética, ajudando a limpar o organismo. Uma ótima receita é preparar o suco de melancia com gengibre, outro poderoso desintoxicante.
– Gengibre: estimula a digestão, alivia a prisão de ventre e ativa o metabolismo. Rico em fibras é usado digestivo e refrescante.
– Couve: carrega doses de ferro, que ajudam na formação de hemoglobina que transporta oxigênio para os tecidos.
– Fibras: aveia, linhaça, cevada e gérmen de trigo melhoram a função intestinal, favorecendo a eliminação de toxinas.
Lembre-se: antes de mudar a alimentação, consulte um nutrológo! Ele é o profissional indicado para atender todas as suas necessidades. Agende aqui sua consulta.
Ainda restam alguns jogos para o Brasil alcançar o tão sonhado Hexa, até lá esse artigo pode ser útil pra alguém! Compartilhe com os amigos.