Noz da Índia emagrece?

742

Perder peso está sempre entre os nossos principais objetivos de vida de muitos pacientes que chegam ao meu consultório. Nesse momento surgem alimentos que prometem ser aliados na redução de peso. Hoje vamos falar sobre a Noz da Índia e se é verdade que ela emagrece.

 

A noz da Índia é a semente do fruto da árvore Nogueira-de-Iguape. A nogueira da índia (Aleurites moluccana) é originária da Indonésia, sendo cultivada em diversas áreas do mundo com clima tropical, incluindo o Brasil. Ela foi trazida da Indonésia e tornou-se conhecida no Brasil especialmente devido à crença de que ajudaria na perda
de peso, bem como na melhora do trânsito intestinal.

 

Não existe nenhum estudo que comprove os benefícios da noz da índia. Mas com certeza você já ouviu dizer que ela promove a perda de peso , diminui a gordura do corpo, acelera o trânsito intestinal, reduz o apetite e a compulsão por alimentos, diminui a celulite, diminui o colesterol, combate hemorroidas, melhora a qualidade da pele e dos cabelos.

 

Mas são as contraindicações já comprovadas que chamam atenção. De acordo com a Anvisa, existem diversas referências que citam a toxicidade da Nóz da Índia. Isso porque a semente, por não ser processada, possui grande quantidade de glicosídeos, do grupo das saponinas. Essas substâncias podem ocasionar os seguintes sintomas como náuseas e vômitos.

 

Proibição da Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou recentemente a proibição em todo o território nacional da fabricação, comercialização, distribuição e importação de Noz da Índia (Aleurites moluccanus). De acordo com a resolução Federal RDC n°26/2014/ANVISA, tal semente entra na lista de espécies que não podem ser utilizadas na composição de produtos tradicionais fitoterápicos (medicamento fitoterápico), pois são considerados tóxicos e não possuem eficácia e segurança comprovada pela ANVISA, portanto não podem ter registro e nem notificação, não podendo ser comercializado.

 

A Anvisa tomou como base para a sua decisão as evidências de toxicidade e a ocorrência de três casos de óbitos no Brasil associados ao consumo de Noz da Índia (Aleurites moluccanus), também chamada de Nogueira de Iguape, Nogueira, Nogueira da Índia, Castanha Purgativa, Nogueira-de-Bancul, Cróton das Moluscas, Nogueira Americana, Nogueira Brasileira, Nogueira da Praia, Nogueira do Litoral, Noz Candeia, Noz das Moluscas, Pinhão das Molusca.

 

Viu como você precisa ter cuidado com a Noz da Índia? Não vale embarcar em tudo que encontra por aí. Antes de mudar a dieta, consulte um nutrólogo. Agende aqui é consulta! Compartilhe com os amigos!

Deixe uma resposta