Cúrcuma e seus benefícios para a saúde

0
328

Ela é considerada pela ciência uma das substâncias mais benéficas para a nossa saúde. A cúrcuma, uma raiz da família do gengibre, oferece resultados importantes para corpo e cérebro. Você precisa conhecer os benefícios da cúrcuma já comprovados.

 

O ingrediente ativo na cúrcuma é a curcumina. A substância tem sido utilizada por mais de 2500 anos na Índia, onde foi provavelmente usado pela primeira vez como um corante, mais conhecido como curry. Agora, com certeza, esse nome soa mais familiar.

As propriedades medicinais desta especiaria foram lentamente se revelando ao longo dos séculos. Muito conhecida por suas propriedades antiinflamatórias, uma pesquisa recente revelou que a cúrcuma é uma maravilha natural, provando benéfico no tratamento de muitos problemas de saúde, como câncer e mal de Alzheimer.

 

Um coração mais forte é possível com a cúrcuma. Este mesmo estudo demonstrou que a curcumina, o princípio ativo da cúrcuma, é capaz de reduzir os níveis do colesterol ruim LDL e fazer uma limpeza nas artérias removendo placas e prevenindo a coagulação do sangue.

 

Cúrcuma protege o cerébro

Ela ainda possui propriedades neuroprotetivas, incluindo melhoras na cognição das pessoas. Então, para manter o cérebro em forma e para diminuir a possibilidade de ocorrência de doenças neurodegenativas como Alzheimer e Parkinson, uma colherzinha de cúrcuma por dia no arroz, feijão, sopas caia muito bem.

 

Efeitos contra o câncer

Uma verdadeira especiaria anticâncer é a cúrcuma. Já ficou comprovada a ligação entre idade e câncer, a doença pode ser combatida com a curcurmina que demonstrou poder de interferência sobre as múltiplas vias de sinalização celular, sendo útil no combate à leucemia, tumores gastrointestinais, de mama, de ovários e outros.

 

Até o humor pode melhorar quando se começa a usar mais a cúrcuma em nossa dieta diária, uma vez que ela possui propriedades que auxiliam no tratamento da depressão.

 

Gostou de conhecer um pouco mais sobre essa substância milenar? Compartilhe com os amigos!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here