Açúcar invisível: perigo que deve ser evitado

0
345

Você sabe, com toda certeza, o quanto de açúcar consome no seu dia a dia? É fácil contar quantas colheres desta substância colocamos no café, no chá ou em sucos, mas perdemos a conta do que consumimos nos produtos e bebidas industrializados – que contêm açúcar adicionado, sem que a gente faça a mínima ideia.

 

A média de consumo dos brasileiros quando se trata de açúcar é uma das mais altas do planeta: cerca de 10 colheres de sopa rasas por dia. Uma tendência que se repete no Brasil e na maior parte dos países do mundo, o grande responsável pelo consumo excessivo de açúcar é o que está escondido em produtos industrializados.

 

Biscoitos, sorvetes, refrigerantes, sucos de caixinha, achocolatados, ketchup, leite condensado e até nas gelatinas. O consumidor tem o direito de ter todas as informações sobre o que está levando pra casa, mas no caso do açúcar nem sempre isso acontece. É que a indústria não tem a obrigação de especificar a quantidade de açúcar que adiciona aos produtos. Mudar essa realidade pode ajudar nós brasileiros vivermos com mais saúde.

Por que gostamos tanto de açúcar?

Funciona assim: você ingere açúcar ou carboidrato e sua liberação de insulina aumenta, o que faz seu organismo entender que você precisa repôr a energia que foi embora. Logo, você “precisará” comer mais alimentos com açúcar, voltará a estimular a insulina e assim sucessivamente, favorecendo a compulsão e fazendo com que seu corpo entenda que você precisa de açúcar e carboidrato o dia inteiro.

 

Como você já deve ter percebido, é bem fácil tornar-se dependente do açúcar, pois sua absorção é rápida e, ao chegar ao cérebro, tem ação tranquilizante liberando o hormônio da serotonina, o que te dá uma sensação de bem-estar imbatível. Quando consumimos muitos alimentos com açúcar, o primeiro sinal é o ganho de peso, sobretudo em gordura abdominal.

 

Viu como é fácil entrar em um círculo vicioso? Para se libertar dos vícios, aposte numa dieta balanceada, agende uma consulta comigo!

 

Para alertar os amigos, não deixe de compartilhar esse artigo!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here