Como acelerar o metabolismo e queimar calorias

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Acelerar o metabolismo e queimar gorduras indesejadas é o objetivo de muita gente ao procurar uma dieta. Seja para perder peso ou aumentar a performance, a alimentação tem papel fundamental se você deseja alcançar seu objetivo. Veja como acelerar o metabolismo e queimar calorias.

 

Assim como os alimentos termogênicos, as fibras e proteínas também demandam mais esforço do organismo no processo de digestão. Além disso, são responsáveis por aumentar a sensação de saciedade, fazendo com que você se sinta satisfeito com menos comida. Outro grande benefício das proteínas, mostrado em uma pesquisa de Harvard, é que elas diminuem o tempo gasto na digestão dos carboidratos, evitando picos de glicemia no organismo.

 

Estudos já comprovaram que dietas com grandes quantidades de frutas, leguminosas, vegetais, nozes e castanhas contribuem para aumentar o metabolismo. O médico americano Mark Hyman, autor do livro “Ultrametabolismo”, defende a tese de que alimentos integrais e vegetais ricos em antioxidantes ativam os genes que aceleram o metabolismo.

 

Quando seu corpo fica desidratado, seu metabolismo cai. E não é pouco não! Um estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism concluiu que beber 500 ml de água acelera o metabolismo em aproximadamente 30%. O impulso acontece 10 minutos após a ingestão e tem seu pico máximo aproximadamente entre 30 a 40 minutos depois.

 

Mas a forma que você inicia o dia influencia muito nos resultados que deseja alcançar. Depois de uma longa noite de jejum, seu corpo precisa de combustível para acelerar o seu metabolismo. Pular o café da manhã pode diminuir a capacidade do seu corpo a queimar gordura enquanto tenta conservar energia. Pense nisso antes de comer qualquer besteira às pressas.

 

Aposte nos exercícios cardiovasculares

Os exercícios cardiovasculares são primordiais para manter o metabolismo em pleno funcionamento. Pesquisadores descobriram que depois de 45 minutos de um treino de bicicleta as pessoas eliminaram 190 calorias acima de sua taxa metabólica, após 14 horas do treino.

 

É por isso que o professor David Nieman, da Appalachian State University, recomenda apostar em exercícios de alta intensidade por 45 minutos, três vezes por semana, é possível perder um quilo de gordura a cada duas semanas, a partir da combinação de calorias gastas durante o exercício e as que são queimadas depois.

 

Evite o estresse

Você já deve imaginar, mas o estresse pode desacelerar o seu metabolismo. O hormônio do estresse, o cortisol, é o culpado: quando os níveis estão muito altos, ele inibe a habilidade do corpo de queimar gordura. Tire alguns momentos para respirar profundamente ou aposte em uma sequência de ioga para manter o seu metabolismo em funcionamento.

Agora que você já sabe como acelerar o metabolismo, que tal compartilhar com os amigos? Para melhorar a performance com saúde, agende uma consulta!

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