Quando estamos falando de exercícios físicos, encontramos várias opiniões diferentes em relação ao treino aeróbico em jejum. Existem aqueles que acreditam piamente nos efeitos positivos dessa prática, enquanto outros são totalmente céticos. Para que você desenvolva suas crenças baseadas em informações verdadeiras, separamos os pontos positivos e negativos do treino em jejum.
A ideia é simples, logo de manhã, sem ingerir alimentos, você pode fazer 45 minutos de aeróbicos estando em jejum. Simples ? Sim, mas com algumas ressalvas que muita gente costuma ignorar.
Quem defende o treino aeróbico em jejum afirma que a prática ajuda a queimar gordura com mais facilidade. Quando você come e depois faz exercícios, seus níveis de insulina estão altos, ou seja, dificulta a queima de gordura.
O argumento usado a favor dessa prática é que, como o corpo está em jejum, com menos glicose para queimar como energia do que se tivesse acabado de comer, o organismo acaba usando a gordura para queimar. Logo, a queima de gordura é mais eficiente.
Estudiosos apontam que o maior benefício é a queima mais rápida de gordura. Não havendo nenhum substrato energético dentro do corpo, o que vai funcionar como combustível para realizar o movimento aeróbio é a própria gordura. Essa prática não apresenta riscos, a menos que o indivíduo tenha algum tipo de cardiopatia ou problema de pressão arterial.
Pontos negativos
Ao praticar exercício físico em jejum, os níveis de glicose estão baixos e aquela queima de gordura não é suficiente para fornecer a energia que você precisa. Além disso, os níveis de açúcar podem cair. Isso só vai gerar malefícios para você e sua saúde, pois vai se sentir fraco, sua pressão poderá baixar e, com certeza, você ficará com mais fome, podendo não resistir aos deslizes. Vale lembrar que quem corre em jejum não consegue manter a mesma qualidade de movimento daquela que corre quando está alimentada, pois não vai ter forças para isso.
A grande maioria dos nutrólogos e profissionais da área esportiva defendem que o aeróbio em jejum funciona para emagrecer, pois qualquer exercício aeróbio ou restrição calórica funciona para o emagrecimento. Em jejum o exercício queima mais gordura, mas só um pouco mais, ou seja, não faz muita diferença. O resultado é praticamente igual, mas com o risco de reduzir a desempenho e passar mal.
Sentiu vontade de testar o aeróbico em jejum? É bom tomar cuidado e lembre-se: precisa ser feito com acompanhamento de especialista e não é recomendado para qualquer pessoa. Agende uma consulta com pode ser perigoso para a saúde e não atingir aos objetivos desejados. O melhor é ter um estilo de vida voltado ao emagrecimento saudável e duradouro. Se gostou das nossas dicas para treinar em jejum, compartilhe com os amigos!