Novo estudo reforça importância da atividade física para prevenir o câncer

693

Está comprovado que a prática de atividades físicas diminui o risco de câncer. Um estudo inédito do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) apontou quantos casos de cânceres de mama na pós-menopausa e de cólon, que são os mais comuns no Brasil, seriam reduzidos somente com exercícios: cerca de 10 mil por ano apenas em terras brasileiras. Para que você seja beneficiado, teria que treinar cinco horas por dia.

 

Na pesquisa, apenas 6% dos participantes do levantamento assumiram que praticam atividade física cinco horas por dia. Viu onde mora o problema? Esse tempo de treino está longe da realidade brasileira.

 

Os pesquisadores decidiram calcular um valor mais atingível e concluíram que, se cada pessoa fizesse 150 minutos de exercícios por semana, seriam evitados 2.300 casos de câncer por ano. O problema é que quase metade da população brasileira não segue essa rotina, que, inclusive, é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Para se ter uma ideia, se as brasileiras treinassem tanto quanto a média dos homens, poderíamos reduzir 500 ocorrências da doença anualmente. E olha que esses valores são subestimados, já que levantamentos mais recentes também relacionam a quantidade de exercícios à redução de outros 13 tipos de câncer, além de doenças crônicas. Ou seja, muito mais saúde.

 

De que forma atividade previne o câncer?

 

Para chegar a esse resultado, a pesquisa considerou alguns mecanismos para explicar a relação entre a doença e os exercícios. A principal delas foi a redução do excesso de peso e da obesidade, que está ligada à quantidade de gordura visceral presente nos órgãos.

 

Ao praticar atividades físicas e emagrecer, conseguimos reduzir a inflamação no corpo, controlar o nível de insulina e melhorar a imunidade. Além disso, um outro estudo realizado no Canadá explica que as células cancerígenas se concentram no tecido adiposo em alguns tipos da doença, como no câncer de mama. Por isso, quanto menor a porcentagem de gordura, menor é o risco.

 

Gostou de conhecer mais sobre as formas de prevenir o câncer? Compartilhe com o amigos!

Deixe uma resposta