10 alimentos para aumentar o testosterona

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A testosterona é um hormônio importante para o bom funcionamento do organismo e, principalmente, para a qualidade sexual do homem. Para aumentar a testosterona de forma natural deve-se fazer uma alimentação rica em zinco. Existem alimentos que podem potencializar o aumento do testosterona, compartilhamos essa lista com você.

 

O aumento deste hormônio estimula a líbido e a fertilidade, além de promover o crescimento de pelos e tornar os ossos mais fortes, tendo benefícios em homens e em mulheres respeitando os valores corretos para cada sexo, que se pode descobrir através de um exame de sangue.

 

Muitos desconhecem a informação, mas geralmente, a testosterona deve ser aumentada quando seus valores são inferiores a 300ng por dL. Porém, o tratamento só deve ser iniciado por indicação do endocrinologista e em alguns casos, pode ser necessário usar suplementos, como Provacyl ou aplicar injeções, géis ou adesivos.

 

Mais de 30% dos homens sofrem com disfunções como a ejaculação precoce ou disfunção erétil, por exemplo. Existem alimentos que são capazes de aumentar a produção de testosterona em homens, te convido para conhecê-los.

 

  1. Gorduras

Nem toda gordura é ruim, portanto, devemos ingerir gordura boa, vinda de alimentos como o azeite de oliva, o peixe (que tem ômega 3) e o óleo de argan. Em um trabalho publicado em 2013, um grupo de homens jovens consumiu por 3 semanas certa quantidade de azeite, enquanto outro grupo similar consumiu óleo de argan. O resultado mostrou um aumento de 19,9% na testosterona dos homens que consumiram o óleo de argan e um aumento de 17,4% em homens que consumiram azeite. (1) Em outro trabalho feito com ômega (óleo de peixe) e CLA (ácido linoleico conjugado), também houve aumento na produção de testosterona.

 

 

  1. Cafeína

O consumo de cafeína também mostrou um aumento na concentração da testosterona. Em um estudo, foram examinadas pessoas sem receber cafeína, depois, recebendo 200mg, 400mg ou 800mg de cafeína. Os participantes fizeram exercício físico de resistência durante uma hora, enquanto era medido na saliva o nível de testosterona a cada 15 minutos. O resultado foi um aumento entre 15% e 21% na concentração da testosterona.

 

  1. Romã

O suco de romã também mostrou em estudos seu poder de aumentar a testosterona. O trabalho dosou a testosterona na saliva durante duas semanas em homens e mulheres que receberem suco de romã puro. Houve aumento médio de 24% na concentração de testosterona, além de melhorar o humor e reduzir a ansiedade e a pressão arterial. Já outro grupo que recebeu placebo não teve aumento da testosterona.

 

  1. Alho

O alho pode aumentar a produção de testosterona nos testículos. Um estudo feito com camundongos mostrou que, depois de 45 dias ingerindo alho em pó, houve aumentou muito a concentração da testosterona nos testículos dos animais.

 

  1. Boro

O boro é um mineral que está presente nas verduras, frutas, castanhas e legumes. Os benefícios para saúde são vários, mas este trabalho mostra um efeito benéfico nos hormônios esteróides, como a testosterona.

 

  1. Proteína e whey protein

Um estudo com homens entre 57 e 72 anos de idade, que receberam 15 gramas proteína por um período, mostrou que houve aumento na produção de testosterona sanguínea, na análise antes e após exercício de resistência, comparando com placebo.

 

  1. Pimenta

Esse estudo comparou pessoas que comiam mais pimenta com as que não gostavam de pimenta. Entre 114 homens, com idades entre 18 e 44 anos, foi observado que aqueles que tinham hábitos de ingerir alimentos mais apimentados tinham maior nível de testosterona salivar.

 

  1. Vitamina D

Obtida nos alimentos e na exposição ao sol, a vitamina D foi analisada em um estudo publicado em março de 2017. A pesquisa demonstrou que a vitamina D aumenta a produção de testosterona, além de melhorar a síndrome metabólica e a função erétil.

 

9.Minerais

Minerais e metais podem ter relações positivas e negativas em relação à testosterona. Estudo mostrou que alguns minerais são benéficos, como magnésio, ferro, zinco, molibdênio. Já outros são bastante negativos, de acordo com os resultados, como manganês, cromo e cádmio.

 

10.Cebola

Cebolas são um dos alimentos que aumentam a testosterona mais interessantes. Elas são carregadas de anti-inflamatórios naturais, fitoquímicos e antioxidantes. Alguns destes compostos, como a apigenina e quercetina, podem aumentar os níveis de testosterona e ainda melhorar sua saúde como um todo.

 

Viu como existem alimentos que podem ajudar a aumentar a testosterona naturalmente? Marque uma consulta comigo para juntos analisarmos quais desses alimentos podem ser incluídos na sua dieta. Compartilhe com os amigos!

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