Você conhece os suplementos termogênicos?

768

Eles dividem opiniões de quem pratica atividades físicas. Suplemento termogênico é como são chamados os produtos vendidos sob a promessa de acelerar o metabolismo – o ritmo de funcionamento das células do corpo – e queimar mais calorias durante exercícios. Mais quais os riscos para a saúde?

 

Um dos efeitos desses suplementos é a geração de calor em tecidos do organismo, daí o nome geral dessa classe de formulações. A maioria das marcas que possuem produtos do tipo produzem pílulas e bebidas que têm como base uma alta concentração de cafeína associada a algum outro composto.

 

O resultado do uso de termogênicos é uma diminuição dos níveis de gordura corporal, o que pode resultar em perda de peso se estiver acompanhado de uma dieta equilibrada. Ou seja, não adianta tomar termogênico e continuar comendo mal e da prática de exercícios físicos.

 

Benefícios do Termogênico

Depois de deixar de se alimentar com alimentos não processados ou fast foods e estiver com seu programa de treinamos em dia, você começará a ver uma notável mudança em sua saúde e estética, o aumento o metabolismo é algo que vem a ser gradual.

 

Termogênicos possuem efeitos colaterais?

Sim, é necessário certo cuidado quando for tomar o produto. Não é recomendado para indivíduos que sofrem de pressão alta, problemas cardiovasculares, problemas psicológicos. Lembrando que a formula pode interagir com certos medicamentos, por isso é indicado sempre a consulta de um especialista previamente o uso. Agende comigo uma consulta para que através de vacina a gente defina o melhor termogênico.

 

Como a ANVISA regulamenta os termogênicos?

A Anvisa não possui diretrizes gerais para regulamentação de suplementos alimentares, mas costuma avaliá-los caso a caso. Em 2014, suspendeu a venda da marca Alert 8-Hour-MHP por conter taurina, um estimulante permitido nas bebidas energéticas, mas não liberado para suplementos ligados a exercícios.

 

A agência já tinha banido, também as marcas de suplementos Jack3D, 1MR e Oxylin Pro, por conterem DMAA, outro estimulante considerado inseguro. As formulações com estimulantes mais fortes por vezes aceleram o batimento cardíaco e podem causar problemas cardiovasculares.

 

Gostou de conhecer um pouco mais sobre os suplementos termogênicos? Compartilhe esse artigo com os amigos!

Deixe uma resposta