Alimentação e atividade física são os segredos da menopausa feliz

0
264

Chegar à menopausa, que é quando o corpo das mulheres para de produzir hormônios, é conviver com sintomas que vão desde dificuldade para dormir, diminuição da libido e pele seco, entre muito outro. Mas é possível reduzir os sintomas e riscos à saúde associados à menopausa através de uma reeducação nutricional associada aos exercícios físicos. Atividade física e alimentação são os segredos da menopausa feliz.

 

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS, 1996), afirmam que a menopausa natural é definida por 12 meses consecutivos, sem outra causa patológica ou psicológica evidente, não existindo nenhum indicador biológico independente e adequado para caracterizá-la. Geralmente ela ocorre entre 40 e 55 anos.

 

Quando uma mulher entra na menopausa, a alteração hormonal é acompanhada por uma transição física. O metabolismo também muda, e o corpo não responde tanto quanto antes. Para evitar todos os problemas que surgem nessa fase, como fadiga, insônia, perda da libido e depressão, o melhor é praticar exercícios físicos. Caminhada, natação e dança ajudam a fortalecer os músculos. Essa deve ser uma prática diária nessa fase da vida.

 

Mas o segredo de viver com saúde na menopausa, também está ligada à alimentação. Aumentar o consumo de frutas e vegetais frescos, diminuir a carne vermelha e sempre fracionar as refeições ao longo do dia, em seis vezes ou mais são dicas que sempre dou aos pacientes que chegam ao consultório.

 

Sabe aquelas gostosuras que todo mundo gosta, elas podem ser tornar os vilões da menopausa. Alimentos ricos em cafeína, gorduras saturadas ou açúcares podem prejudicar a mulher nessa fase. É bom evitar muito café, chocolate, bebidas alcoólicas, doces com excesso de açúcar e frituras.

 

Vale apostar em uma dieta rica em fibras que ajuda o intestino a funcionar melhor. O ideal é abusar da água e de sucos.  Às vezes, é necessário suplementação de vitaminas e minerais, mas tudo a depender da avaliação e das necessidades de cada pessoa, por isso se você está prestes a chegar à menopausa, ou se ela já faz parte da sua vida, agende uma consulta comigo.

 

Podemos criar um cardápio para você a analisar quais as vitaminas necessárias para que você viva com mais saúde. Mas para isso, é essencial fazer todos os exames antes de realizar as mudanças no padrão alimentar. Conte comigo!

 

Gostou de conhecer um pouco mais de como viver melhor nessa fase da vida? Compartilhe com os amigos!

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here