Já sabemos que a nossa alimentação influencia diretamente na qualidade da nossa saúde e no bem-estar. Não é à toa, que cada vez mais, existe a preocupação e busca por uma vida com alimentação mais saudável. O nutrólogo é responsável pelo diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças diretamente ligadas ao comportamento alimentar. Para que você entenda um pouco mais o meu trabalho e como posso te ajudar, vou te explicar como o nutrólogo te ajuda a viver melhor.
Para entender mais sobre a atuação do nutrólogo, é preciso ter em mente que o fechamento do diagnóstico nutricional de um paciente, envolve uma análise de sua alimentação, como também a avaliação da composição corporal e de seus exames bioquímicos. Esse diagnóstico ajuda a tornar tratamentos mais eficientes e também a atuar na melhora da qualidade de vida.
Muitos pacientes chegam ao consultório com o objetivo de emagrecer. Além da dieta, nestes casos medicamos e orientamos o paciente sobre o melhor tratamento para controle do peso e dos sintomas dessas condições metabólicas.
É muito comum atender pacientes que sofrem com transtornos alimentares diagnosticados, como a bulimia e a anorexia. Somos capazes de auxiliar você no tratamento das condições, sempre ao lado de um profissional de psiquiatria, para dar suporte nutricional ao paciente que precisa combater essas situações.
Tratamento de doenças crônicas e metabólicas
Doenças crônicas não transmissíveis, como a diabetes, hipertensão e aterosclerose, também podem ser acompanhadas e tratadas com a ajuda do nutrólogo, visto que boa parte desse tratamento é realizado com o ajuste dietético.
É o mesmo caso das doenças relacionadas com o metabolismo, como a doença celíaca, intolerância à lactose e outras similares. Elas também podem ser tratadas com a ajuda do nutrólogo, que além dos ajustes dietéticos, podem medicar sintomas e influenciar na recuperação do paciente.
Nutrólogos ajudam a viver melhor
O nutrólogo não é somente um profissional que atua no tratamento de doenças relacionadas com a alimentação. Ele também é capaz de praticar a nutrição preventiva, auxiliando a melhorar a alimentação de pacientes que ainda não manifestaram alterações importantes na saúde.
Idosos também precisam de um acompanhamento detalhado da alimentação, visto que apresentam maior dificuldade de digestão e absorção de determinados alimentos e nutrientes. O nutrólogo pode orientar e auxiliar esses pacientes na melhora dessas condições, garantindo melhor nutrição para eles.
Os atletas e todos aqueles que praticam atividade física com regularidade necessitam de acompanhamento nutricional constante. Uma vez que suas atividades demandam um alto gasto de energia metabólica, o nutrólogo é capaz de acompanhar de perto essas condições, orientando adequadamente a alimentação desses indivíduos para melhora da performance.
Gostou de conhecer um pouco mais da minha área de atuação? Compartilhe com os amigos e não deixe de agendar uma consulta para viver com mais saúde!