12 sintomas de intolerância ao glúten

79269

O número de pacientes que chegam ao consultório com intolerância ao glúten cresce a cada dia. No Brasil os celíacos já são mais de 1 milhão. Para essas pessoas, o glúten, que está presente em pães, biscoitos e uma infinidade de alimentos, desencadeia a produção de anticorpos no intestino delgado, que inflamam as paredes intestinais e dificultam a absorção de nutrientes.

 

A doença celíaca é autoimune. O portador tem intolerância permanente ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, na cevada, no centeio, na aveia e em seus derivados.

 

Vamos te explicar quais são os alimentos e os 12 sintomas de intolerância ao glúten.

 

1 – Problemas gastroentestinais

Se você possui intolerância ao glúten, esse é um dos primeiros sintomas que pode apresentar. Após ingerir alimentos que o contêm, é comum que a pessoa sinta incômodos como: distensão abdominal, diarréia ou prisão de ventre, gases, dor abdominal e até síndrome do intestino irritável.Só depois de tirar de vez esses alimentos do dia a dia  que você vai se sentir melhor.

 

2 – Dores de cabeça

O consumo desta proteína causa um desequilíbrio nos processos inflamatórios do corpo, que afeta a função do sistema nervoso. Como consequência, ocorre uma série de reações, entre as quais se destacam as constantes dores de cabeça e as enxaquecas.

 

3 – Tontura

A tontura causada pela intolerância aparece mesmo que você esteja bem alimentado e descansado. Também é comum que aconteça confusão mental, desorientação ou sensação de cansado depois de comer.

 

4 – Alteração de humor

Mau humor, irritabilidade, ansiedade e até mesmo tristeza depois das refeições também são sinais claros da intolerância ao glúten. Apesar de parecem reações inocentes do corpo e poderem até mesmo ser confundidas com a TPM, no caso das mulheres, as alterações de humor podem acentuar ou causar sensação de cansaço, já que o organismo precisa concentrar boa parte de suas energias em combater a inflação intestinal.

 

5 – Dores musculares

Inchaço nas articulações, como dedos, joelhos, no quadril, além de dores musculares e nos tendões também podem estar relacionadas à doença celíaca. Fibromialgia também pode despertar, basicamente, este mesmo quadro de sintomas.

 

6 – Coceira

A inflamação no intestino causada pelo glúten pode se manifestar também como ressecamento na pele, criando bolinhas vermelhas e despertando também coceira.

 

7 – Desequilíbrios hormonais

Nas mulheres, a TPM, a síndrome do ovário policístico e a infertilidade poderiam ter alguma relação com a intolerância ao glúten. Alguns ginecologistas ou profissionais de saúde recomendam que as pacientes com estes problemas substituam os alimentos que o contêm.

Mas, a coceira em si pode ser sintoma de outros problemas, como o lúpus ou a psoríase. Portanto, para saber se você está sofrendo com intolerância ao glúten ou se tem problemas de pele, retire os alimentos com glúten da alimentação e observe se as reações vão desaparecer.

 

8 – Doenças autoimunes

As pessoas que estão expostas constantemente ao glúten têm mais risco de desenvolver uma doença autoimune do que aquelas que não o ingerem. Esta proteína aumenta a inflamação e leva a transtornos graves como: psoríase, colite ulcerativa, esclerodermia, lúpus, artrite reumatóide, esclerose e tireoidite de Hashimoto.

 

9 – Instabilidade emocional

Os problemas psicológicos mais comuns apresentam uma certa melhora quando eliminamos totalmente o glúten da dieta. Eles incluem: ansiedade, depressão, TDAH, estress e irritabilidade.

 

10 – Queratose pilar

A queratose pilar ou queratose folicular é um transtorno cutâneo que se caracteriza pelo aparecimento de protuberâncias com uma leve cor avermelhada.

Esta condição se deve à uma absorção escassa da vitamina A e dos ácidos graxos essenciais, que é causada pelos danos intestinais devido à exposição prolongada ao glúten.

 

11- Gases

Os gases também surgem de forma muito recorrente, sendo um sinal muito claro de que há dificuldades em digerir aquele alimento. É importante observar a constância desse problema, pois é isso que o define como sintoma.

 

12 – Mudança de peso

A sensibilidade ao glúten está mais notavelmente associada à perda de peso, mas a intolerância pode também resultar em ganho de peso inexplicável ao longo do tempo.

 

São 12 sintomas que deixam aparente a intolerância à lactose. Se você se identificou com esses sintomas, agende uma consulta comigo. Vamos fazer os exames para verificar o grau de intolerância e estabelecer um novo cardápio para você viver melhor!

 

Compartilhe com os amigos!

Deixe uma resposta