Saiba quando você precisa de suplemento de vitamina D

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Já ouviu falar na vitamina D? A forma mais comum de você adquiri-la é em contato com o sol. A deficiência de vitamina D é um problema comum em todo o mundo. A idade, a pigmentação da pele, a doença e a nutrição são afetadas quando falamos sobre a falta de vitamina D. Saiba quando você precisa de suplemento de vitamina D.

 

Se você fica muito tempo dentro de casa, pode ser um problema, uma vez que os raios UV do sol são a fonte de vitamina D mais eficiente e prontamente disponível. O próprio corpo não pode produzi-la sozinho: ao contrário, ela é processada quando estamos expostos à luz solar.

 

A vitamina D é fundamental à saúde, pois atua em diversas funções do organismo. A principal delas está ligada à saúde dos ossos, já que ela auxilia na absorção de cálcio, aumenta a força dos ossos e ajuda a prevenir fraturas.

 

Mas ela ainda é eficaz no combate à hipertensão, auxilia na regulagem de hormônios e colabora no desempenho dos músculos. A falta de vitamina D pode estar ligada à obesidade porque baixos níveis dessa vitamina no sangue provocam o aumento da sensação de fome e a diminuição do metabolismo, fazendo com que o organismo gaste mais energia e acumule mais gordura.

 

Conheça alguns sintomas de ausência de vitamina D

 

Ossos frágeis – Se você é uma pessoa que se lesiona fácil, esse pode ser um sinal de carência de vitamina D no organismo. Perda de força muscular e ossos fracos são algumas consequências disso, uma vez que sem vitamina D a absorção do cálcio pelo organismo fica comprometida.

 

Pressão alta – Hipertensão ou pressão alta pode acontecer por diversos motivos, inclusive por herança genética, como você já conferiu aqui; mas estudos apontam que a carência em vitamina D também pode elevar o fluxo da pressão sanguínea. Isso acontece porque esta vitamina auxilia também na saúde do coração, estimulando a circulação do sangue.

 

Sonolência – Outro sinal de carência dessa vitamina é o cansaço e a sonolência excessivos. Quando uma pessoa não tem vitamina D em quantidade adequada no corpo, o organismo pode ter dificuldades na reposição de energia.

 

Oscilação de humor – atuação bastante importante da vitamina D no corpo é na produção de serotonina, um neurotransmissor que mantém nossos ânimos equilibrados. Sem essa vitamina, no entanto, a quantidade de serotonina despenca, podendo causar quadros depressivos, como já mencionamos; e repentinas mudanças de humor.

 

Alimentos ricos em vitamina D

Então, se você quer aumentar sua ingestão de alimentos ricos em vitamina D, abaixo estão alguns exemplos simples do que você pode comer para ajudá-lo em sua jornada.

 

  • Creme de leite
  • Leite
  • Queijo
  • Gema de ovo
  • Fígado
  • Peixe (salmão,perca, sardinha)
  • Cogumelos

Gostou de conhecer os sintomas da falta de vitamina D? Agende uma consulta comigo, vamos fazer os exames para que você adeque a sua alimentação. Compartilhe com os amigos!

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