Como substituir o açúcar no dia a dia

0
430

Ele está presente no nosso dia a dia. Em excesso pode trazer muitos malefícios para a saúde. O açúcar pode ser adicionado às bebidas, às receitas e também está presente em diversos produtos industrializados. Mas, para adoçar, ele não é a única opção: saiba como substituir o açúcar no dia a dia.

 

A stévia é um adoçante natural produzido a partir da planta Stevia Rebaudiana Bertoni. Ela tem o poder de adoçar bem maior do que o açúcar, mas a sua vantagem está no fato de não ser tão calórica.

 

Além disso, ela pode ser usada tanto no preparo de receitas frias quanto quentes, pois ela resiste a altas temperaturas. Pode ser encontrada nos supermercados, em algumas farmácias e em lojas de produtos naturais.

 

Se você deseja fugir do açúcar tradicional, o xilitol é um dos adoçantes naturais mais indicados para quem quer substituir o açúcar. Diferente de alguns outros, ele é o que possui menos sabor amargo. Além disso, ele também pode ser usado como açúcar culinário, o que significa que ele pode ser acrescentando no preparo de bolos e biscoitos.

 

O mel é um dos mais poderosos adoçantes naturais que nós temos. Seu consumo apresenta diversos benefícios para a saúde: ele tem ação antifúngica e antibacteriana. Outra qualidade é que eles duram por muito, muito tempo. Você pode usá-lo para adoçar chás, vitaminas e também bolos e tortas.

 

Diferente do açúcar refinado, ele possui médio índice glicêmico, que é um indicador da velocidade com que o carboidrato presente em um alimento alcança a corrente sanguínea e altera o nível de açúcar no sangue.

 

Açúcar orgânico é alternativa saudável

 

O açúcar orgânico é cultivado e processado sem o uso de qualquer aditivo químico. “Isso garante que o alimento seja mais nutritivo que a versão refinada, e livre de substâncias que fazem mal ao organismo”, explica Bruna. No entanto, seu consumo também deve ser moderado, já que também aumenta a taxa glicêmica no sangue.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here