Pesar muito mais ou muito menos pode reduzir em 4 anos a sua vida

673

Sabe aquela fase da vida em que você não consegue se enquadrar no seu peso ideal? Quando se trata de estar abaixo do peso, muitos não de incomodam. Já quando é o contrário e o excesso de peso incomoda. Pesar muito mais ou muito menos pode reduzir em 4 anos a sua vida, segundo um estudo publicado na revista científica The Lancet Diabetes e Endocrinology.

 

Na pesquisa com mais de dois milhões de pessoas, os pesquisadores descobriram que, a partir dos 40 anos, quem está dentro da faixa de Índice de Massa Corporal (IMC) saudável apresenta menor risco de morte. As pessoas que estão nas extremidades superiores ou inferiores da escala do IMC, por sua vez, teriam chances maiores de viverem menos.

 

O IMC é calculado dividindo o peso pela altura ao quadrado. Para adultos, o IMC “saudável” varia entre 18,5 e 25. Os pesquisadores descobriram que, a partir dos 40 anos, quem está dentro da faixa de Índice de Massa Corporal (IMC) saudável apresenta menor risco de morte.

 

Menos 4 anos de vida

 

Pesar muito mais ou muito menos pode reduzir em 4 anos a sua vida. O estudo mostrou que a expectativa de vida de homens e mulheres obesos era 4,2 anos e 3,5 anos mais curta, respectivamente, do que de quem estava dentro da faixa de peso saudável do IMC.

 

Para quem estava abaixo peso, a diferença registrada foi de 4,3 anos (homens) e 4,5 anos (mulheres) anos. O IMC foi associado a praticamente todos os tipos de causa de morte por doença – incluindo câncer, problemas cardiovasculares e doenças respiratórias.

 

Mas é preciso deixar claro que serão necessárias mais pesquisas que validem esse resultado. A verdade é que se você está acima ou abaixo do seu peso ideal, isso pode ser um sinal de que algo não anda bem no seu corpo. Agende uma consulta comigo! Vamos juntos fazer os exames e descobrir o que está acontecendo.

 

Ficou surpreso com as informações que leu aqui? Compartilhe com os amigos!

 

Deixe uma resposta