Como funciona o exame de bioimpedância?

7735

Muitos de nós temos um inimigo em comum: a balança. O que você desconhece é que ela também pode ser amiga. Você já ouviu falar ou sabe como funciona a balança de bioimpedância? Quer saber como funciona o exame de bioimpedância? Então, acompanhe nosso post de hoje e descubra mais sobre ele!

 

O exame de bioimpedância é um procedimento que mede a composição corporal através da aplicação de uma suave e indolor corrente elétrica no copo.

 

A corrente circula livremente pelo líquido do tecido muscular, mas encontra resistência do tecido adiposo, que é a gordura. A partir disso, é possível calcular o índice de gordura, massa magra e vários outros componentes corporais. O procedimento pode ser realizado através de eletrodos ou de uma balança específica para esse exame.

 

Vale lembrar que esse é um exame que é muito utilizado em academias e complemento em consultas de nutrição para avaliar os resultados do plano de treino ou da dieta, por exemplo, e pode ser realizado a cada 3 ou 6 meses para se comparar resultados e verificar alguma evolução da composição corporal.

 

Porque você precisa fazer esse exame

Como você já deve saber, cerca de 60% do corpo humano é composto por água e ela é um condutor elétrico. Sendo assim, a precisão oferecida pelo exame de bioimpedância se aproveita da própria composição corporal.

 

Além da precisão, os elementos que o exame identifica podem auxiliar a direcionar melhor nas dietas, exercícios e até sinalizar questões de saúde. A medição da quantidade de água, por exemplo, pode revelar a necessidade de maior hidratação, e isso interfere em várias questões de saúde e de estética.

 

São detalhes importantes que fazem muita diferença, mas nem sempre estão evidentes sem uma investigação adequada. Portanto, se você quer ter uma visão realista de como está a sua saúde através da sua composição corporal e direcionar melhor suas ações em relação a ela e ao seu objetivo estético, deve fazer o exame de bioimpedância.

 

O que mede o exame de bioimpedência ?

No meu consultório contamos com o analisador de composição corporal – Bioimpedância InBody270 que utiliza a mais avançada tecnologia de bioimpedância, capaz de aliar precisão, simplicidade e rapidez, fornecendo uma informação completa sobre a nossa condição atual e uma orientação sobre a composição corporal ideal. Realiza a análise de forma segmentada e fornece a composição detalhada de membros e tronco.

Esses são os resultados que podemos alcançar:

Água corporal total
Proteína
Minerais
Massa de gordura corporal
Massa muscular esquelética
IMC – Índice de Massa Corporal
Porcentual de gordura corporal
Massa magra de cada segmento corporal
Estimativa de gordura de cada segmento corporal
Taxa metabólica basal
Relação cintura-quadril
Nível de gordura visceral
Grau de obesidade
Histórico de composição corporal
Peso ideal baseado na composição corporal
Controle de gordura
Controle de músculo
Impedância de cada segmento corporal

 

Gostou de conhecer um pouco mais sobre os meus serviços? Agende uma consulta!

Deixe uma resposta