Para chegar na melhor idade com saúde, os melhores exercícios são caminhadas, natação ou exercícios de alongamento. Eles têm muitos benefícios como aliviar as dores da artrite, fortalecer os músculos e articulações e evitar o aparecimento de lesões e o aparecimento de doenças crônicas como diabetes ou pressão alta. Conheça os exercícios para praticar na melhor idade.
Mas para ter o resultado alcançado, os exercícios devem ser praticados 3 vezes por semana e sob orientação do médico e de um preparador físico, pois alguns exercícios podem estar contraindicados de acordo com o condicionamento físico do idoso.
A natação é um dos melhores exercícios para a terceira idade porque tem muitos benefícios como alongar e fortalecer os músculos e articulações do corpo, prevenir o aparecimento de lesões, aliviar as dores causadas pela artrite, evitar a perda óssea e diminuir o risco de doenças como diabetes ou hipertensão.
Outro bom exercício para praticar é o pilates. Além de estimular a circulação, ele aumenta a flexibilidade e força, favorecendo a coordenação dos movimentos. Além disso, o exercício ainda ajuda a melhorar a postura e a aliviar o estresse. O idoso deve parar de fazer os exercícios se começar a sentir dor intensa e deve consultar o médico para continuar a praticar a atividade.
Se você gosta de água, a hidroginástica é uma boa pedida. Todos os músculos do corpo são exercitados e a água favorece o relaxamento das articulações, aliviando as dores e desenvolvendo a força e resistência do corpo. Além disso, a hidroginástica melhora o ritmo cardíaco e a saúde dos pulmões.
Caminhada
Além de promover o convívio social, a caminhada fortalece os músculos e as articulações e melhora o ritmo cardíaco. Durante o exercício, é importante manter as costas e os ombros eretos e usar um tênis confortável, com amortecimento. O idoso deve começar com trajetos curtos e ir aumentando a distância até fazer caminhadas de 30 a 60 minutos, três vezes por semana. Vale ressaltar que antes e depois das caminhadas é muito importante se alongar para evitar lesões.
Ao lado das caminhadas, os alongamentos além de melhorarem a flexibilidade e a circulação sanguínea, melhora a amplitude dos movimentos, favorecendo a realização das atividades de vida diária como arrumar a casa ou cozinhar.
Gostou do artigo? Compartilhe com os amigos!