Exercícios para praticar na melhor idade

0
367

Para chegar na melhor idade com saúde, os melhores exercícios são caminhadas, natação ou exercícios de alongamento. Eles têm muitos benefícios como aliviar as dores da artrite, fortalecer os músculos e articulações e evitar o aparecimento de lesões e o aparecimento de doenças crônicas como diabetes ou pressão alta. Conheça os exercícios  para praticar na melhor idade.

 

Mas para ter o resultado alcançado, os exercícios devem ser praticados 3 vezes por semana e sob orientação do médico e de um preparador físico, pois alguns exercícios podem estar contraindicados de acordo com o condicionamento físico do idoso.

 

A natação é um dos melhores exercícios para a terceira idade porque tem muitos benefícios como alongar e fortalecer os músculos e articulações do corpo, prevenir o aparecimento de lesões, aliviar as dores causadas pela artrite, evitar a perda óssea e diminuir o risco de doenças como diabetes ou hipertensão.

 

Outro bom exercício para praticar é o pilates. Além de estimular a circulação, ele aumenta a flexibilidade e força, favorecendo a coordenação dos movimentos. Além disso, o exercício ainda ajuda a melhorar a postura e a aliviar o estresse. O idoso deve parar de fazer os exercícios se começar a sentir dor intensa e deve consultar o médico para continuar a praticar a atividade.

 

Se você gosta de água, a hidroginástica é uma boa pedida. Todos os músculos do corpo são exercitados e a água favorece o relaxamento das articulações, aliviando as dores e desenvolvendo a força e resistência do corpo. Além disso, a hidroginástica melhora o ritmo cardíaco e a saúde dos pulmões.

 

Caminhada

 

Além de promover o convívio social, a caminhada fortalece os músculos e as articulações e melhora o ritmo cardíaco. Durante o exercício, é importante manter as costas e os ombros eretos e usar um tênis confortável, com amortecimento. O idoso deve começar com trajetos curtos e ir aumentando a distância até fazer caminhadas de 30 a 60 minutos, três vezes por semana. Vale ressaltar que antes e depois das caminhadas é muito importante se alongar para evitar lesões.

 

Ao lado das caminhadas, os alongamentos além de melhorarem a flexibilidade e a circulação sanguínea, melhora a amplitude dos movimentos, favorecendo a realização das atividades de vida diária como arrumar a casa ou cozinhar.

 

Gostou do artigo? Compartilhe com os amigos!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here