Alimentos para evitar comer no Natal

1031

A ceia natalina ou até mesmo o almoço de natal já batem à porta. E nessa hora surgem dúvidas entre o que comer ou não comer na ceia de Natal. Fizemos esse guia para que sirva de alerta sobre quais alimentos vale evitar comer durante a ceia.

 

Sem dúvida os embutidos são os grandes vilões. Seja pelo excesso de sódio ou gordura, uma pequena porção de 100 gramas pode conter até 100 calorias.

 

Prato principal, os perus congelados têm até 711 miligramas por porção de 100 gramas, então também excedem o valor máximo recomendado. Carnes prontas para colocar no forno geralmente vêm com tempero feito, rico em glutamato monossódico [aminoácido realçador de sabores], que contribui para o desenvolvimento de hipertensão arterial.

 

Frutas cristalizadas também pedem moderação, pois são as “campeãs” na categoria de concentração de açúcar dos alimentos natalinos, segundo Ribas. Apesar de serem frutas, o nutrólogo explica que, no processo de cristalização, retira-se água e se adiciona açúcar e conservantes a elas.

 

Os panetones, refrigerantes e sucos de caixinha esbarram nesse mesmo problema: o excesso de açúcar. O problema é que não conseguimos descobrir nesses alimentos o quanto eles têm de açúcares, pois a embalagem não informa. Por isso, nós mesmos precisamos dosar as quantidades.

 

Quilos indesejados pós-festa

 

Mesmo quem não sofre desses males sente as consequências do abuso na saúde, como o ganho ponderal de 2 a 4 quilos pós-festas, segundo o nutrólogo. O aumento no consumo de sódio também favorece a retenção de líquidos, piorada pela ingestão de álcool, que inibe o hormônio antidiurético, favorece a diurese e, portanto, a desidratação.

 

Gostou de saber de quais alimentos manter distância na ceia natalina? Compartilhe com os amigos!

Deixe uma resposta