Dicas para começar o ano com uma boa alimentação

0
392

Ano novo, vida nova! E uma alimentação adequada tem tudo a ver com isso. Em qualquer idade, comer bem e de forma balanceada, ajuda a assegurar o crescimento, a manutenção da saúde e do bem-estar do indivíduo. Conheça nossas dicas para começar o ano com uma boa alimentação e mais disposição.

 

A comida que ingerimos tem um grande impacto em nossa saúde e bem-estar. Ao manter a forma física e alimentar-se de forma adequada, reduz-se o risco de desenvolver doenças relacionadas à alimentação, como doenças do coração, diabetes e câncer, além de proteger-se contra infecções, já que os nutrientes reforçam as defesas do seu corpo.

  1. Beba mais águaSão necessários cerca de oito a 10 copos de água todos os dias para garantir a hidratação adequada, melhorar o funcionamento do intestino, facilitar a filtração do sangue e desintoxicar o organismo.
  2. Evite sal nos alimentos

    Use outros temperos para realçar o sabor dos alimentos, como as ervas aromáticas: alecrim, orégano, açafrão, cominho e tomilho.

  3. Diminua o consumo exagerado de açúcar

    Use adoçantes naturais como o extrato de agave, que possui baixo índice glicêmico, ou seja, é absorvido lentamente pelo organismo, além de conter minerais, como ferro, cálcio, potássio e magnésio.

  4. Diminuir a ingestão de produtos embutidos

    Os alimentos industrializados são ricos em sódio, açúcar refinado e gordura trans. Todas substâncias, se consumidas em excesso, são nocivas ao organismo.

  5. Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e refrigerantes

    Quando não houver tempo para preparar um suco de frutas natural, optar pelos sucos prontos orgânicos ou chás gelados. Essas opções são mais benéficas e refrescantes do que bebidas alcoólicas e refrigerantes.

  6. Dedique um tempo apenas para a refeiçãoEssa é uma das regras essenciais do slow food que é o conceito de dedicar mais tempo à alimentação. Ao sentar à mesa e se dedicar ao momento da refeição, você presta mais atenção ao que está comendo. Além disso, mastigar bem e comer devagar fazem com que o corpo fique mais saciado e evita que você coma além da conta.
  7. Praticar exercícios físicos regularmente

    Além de prevenir o sobrepeso e a obesidade, melhora a oxigenação, a circulação sanguínea, aumenta a disposição e a resistência do organismo.

  8. Inclua frutas, verduras e legumes na alimentação

    Esses três tipos de alimento não podem ficar fora da dieta. Devemos comê-los diariamente, dando preferência às de época e orgânicas, que possuem maior teor nutritivo – são fontes de vitaminas e minerais que estimulam o sistema imunológico e protegem contra vírus e infecções.

  9. Não beba líquidos durante a refeição

    Não ingira líquidos junto com as refeições. O líquido faz com que você não mastigue bem os alimentos e atrapalha o processo digestivo. Procure utilizar líquidos 30 minutos antes ou 60 minutos após as refeições principais. No entanto, se a refeição estiver salgada o ideal é ingerir água durante.

  10. Nunca vá ao supermercado com fome. Nossa última dica pode parecer estranha, mas pode fazer fazer uma baita diferença na sua vida. Vá sempre ao supermercado após uma refeição. Isso evitará pegar balas, chocolates e salgadinhos. Viu que dica valiosa?

 

Se gostou das nossas dicas para começar o ano com boa alimentação, compartilhe! Para começar o ano com uma dieta que atenda às suas necessidades nutricionais, agende uma consulta.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here