Marmitas para manter a boa alimentação no verão

0
1383

O verão chegou! E com ele, as altas temperaturas. É o momento perfeito para se alimentar melhor e de forma saudável. É hora de repensar os alimentos que farão parte das refeições para deixá-las ainda mais saborosas e a cara da estação. As marmitas são uma boa opção para manter a boa alimentação no verão.

 

O ideal é que estejam presentes os três grupos de macronutrientes: proteínas (carnes e fontes vegetais, como o grão de bico) carboidratos (arroz, batata, macarrão e outras massas) e gorduras (azeite, manteiga, carnes e óleos vegetais).

 

Além disso, alimentos fontes de vitaminas e minerais precisam ser contemplados. Essas substâncias estão presentes em todos os alimentos, mas principalmente em legumes, verduras e frutas. Quanto mais colorido o prato, maior a variedade desses nutrientes.

 

Ao montar a marmita, pense primeiro no prato pronto: fontes de carboidrato ocupam um quarto do prato, as proteínas mais um quarto e a outra metade deve ser composta de vegetais crus e cozidos.

 

Cuidados para a marmita não estragar

 

Mas cuidado com alguns alimentos. O ovo, creme de leite, maionese, carnes e queijos cremosos têm validade limitada, como as saladas e outras preparações cruas, que podem oxidar na geladeira e perder nutrientes e sabor. Mesmo arroz e feijão, quando não congelados previamente, merecem atenção. Qualquer umidade presente no pote abre caminho para a multiplicação de micro-organismos.

 

Em dias de temperaturas altas, existe mais chances de fungos e bactérias proliferarem rapidamente. Quanto mais tempo houver de exposição ao calor, mais chances de desenvolvimento microbiano que pode resultar em intoxicações alimentares.

 

Durante o trajeto até o trabalho, o ideal é acondicionar a comida em uma bolsa térmica com gelo. Assim, é possível manter a temperatura dos alimentos e evitar que sofram alterações no sabor, na cor e na textura ou até mesmo que estraguem. Assim que chegar lá, acomode sua marmita na geladeira.

 

Seguindo essa fórmula básica você monta a marmita perfeita para o verão:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here