Qual o tipo de whey devo consumir?

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Nos últimos anos o whey protein, um suplemento à base de proteína, caiu no gosto popular. O whey protein é obtido a partir do soro do leite e é considerado uma proteína de alto valor biológico, já que fornece todos os aminoácidos que nosso organismo não é capaz de produzir, chamados de aminoácidos essenciais. Mas você sabe qual o tipo de whey deve consumir? Preparamos esse artigo para explicar a diferença entre eles.

 

Este suplemento é utilizado para o ganho de massa muscular. Isto porque suas proteínas de alto valor biológico contribuem para a reparação do músculo, que sofre microlesões durante a prática de exercícios. Com a ajuda da proteína do Whey Protein a fibra muscular é reparada e fica maior e mais forte.

 

Saber qual whey tomar e quando tomar é essencial para ter bons resultados. A diferença ocorre pelo processo que é produzido, isso interfere na pureza da proteína, na absorção e claro no preço. Porém sabendo como e quando tomar sua proteína, nunca será um desperdício e você poderá aproveitar o máximo do seu whey protein!

 

Descubra os tipos de whey protein

Whey protein concentrada: pode conter entre 25 a 89% de proteínas, carboidratos (lactose) e lipídeos. Um bom “whey concentrado” contém em torno de 80% a 89% de proteínas do soro do leite, reduzindo a quantidade de carboidratos e gorduras.

 

Whey protein hidrolisada: o processo de hidrólise consiste em quebrar as proteínas em tamanhos menores, facilitando a digestão e sendo rapidamente absorvida. Entretanto, este processo de hidrólise pode estar presente na forma concentrada (que terá lactose) e na forma isolada.

 

Whey protein isolada: sofre processo de filtração obtendo mais de 90% de proteínas, possui maior grau de pureza, sendo removidos à lactose e gorduras.

 

Blends proteicos: esta mais recente “versão” pode conter a mistura de proteína concentrada, isolada e hidrolisada. Possui melhor sabor e preço do que a proteína isolada e hidrolisada.

 

Vale lembrar que esses blends de proteínas ainda podem ter adição de outras frações de proteínas com absorção mais lenta, como a caseína e albumina, sendo indicados para lanches intermediários ou antes de dormir, períodos em que pode haver mais perda de massa muscular.

 

Alertas da Anvisa

 

Na hora de comprar seu whey protein, fique atento a algumas recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) faz alguns alertas.

 

  • Os suplementos de whey protein podem ter adição de outros nutrientes, como vitamina e minerais.
  • Deve conter, no mínimo, 10g de proteínas na porção pronta para o consumo e atender o mínimo de 50% do valor energético total proveniente das proteínas.

Depois de conhecer os tipos de whey, você deseja incrementá-los na sua dieta? Agende uma consulta para que juntos a gente crie o cardápio ideal para atender aos seus nutrientes. Te espero no consultório!

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