Quais os benefícios do jejum intermitente?

1419

O jejum intermitente é uma das dietas mais famosas do mundo. Mas você sabe quais os benefícios do jejum intermitente? Ele é um método de emagrecimento que visa intercalar períodos de jejum com períodos de alimentação. O objetivo é fazer com que o corpo utilize os estoques de gordura e com isso haja uma perda de massa gorda.

 

Normalmente são indicadas entre 10 a 24 horas de jejum, que pode ser feito diariamente ou somente em alguns dias da semana. Os períodos em que a alimentação é permitida são chamados de janelas de alimentação. Fora deles, a pessoa deve ingerir líquidos que não possuam calorias, como água e chás e café sem açúcar.

 

Ao seguir um método de jejum intermitente, a perda de peso acontece porque os hormônios que quebram gorduras ficam mais tempo atuando no organismo, o que facilita a perda de peso. Além disso, o jejum evita grandes picos de insulina o que pode prevenir a resistência à insulina, mas para isso é preciso tomar cuidado para não exagerar nos carboidratos ao retomar a alimentação.

 

Vantagens do jejum intermitente

O jejum intermitente oferecem benefícios para a saúde que vão além da perda de peso. De acordo com um estudo publicado recentemente no periódico científico British Journal of Nutrition, a dieta reduz as taxas de gordura no sangue e diminui a pressão arterial, o que contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares.

Alguns estudos preliminares apontam que o jejum pode ajudar na saúde do coração. Isso porque o corpo em jejum utiliza uma substância chamada betahidroxibutirato como fonte de energia, que é utilizada mais facilmente pelo organismo. Isso faz com que o coração poupe energia e se estresse menos.

 

Mas atenção! Pessoas que fazem os jejuns sem acompanhamento, ficam muito tempo sem comer e não se alimentam direito nas janelas podem sofrer de desnutrição, desidratação, hipoglicemia, fraqueza muscular, dificuldades de concentração, entre outros. Antes de começar a seguir o jejum intermitente, agende um consulta comigo! Juntos faremos os exames necessários para verificar se essa dieta não oferece nenhum risco à sua saúde.

Deixe uma resposta