O que é medicina preventiva?

887

A medicina preventiva cuida da prevenção de doenças ou lesões por meio de ações antecipadas, ao invés de curá-las ou tratar seus sintomas. A ideia é focar na manutenção constante da saúde, não abrindo margem para que as enfermidades se instalem e provoquem consequências danosas à saúde.

 

Nós médicos que atuamos nessa área temos o foco no diagnóstico precoce. Por meio de exames de saúde regulares, buscamos detectar fatores de risco em sua fase inicial. Dessa forma, pode intervir para impedir o desenvolvimento da doença ou iniciar o tratamento a tempo de minimizar os danos à saúde do paciente.

 

Dentre as medidas englobadas pela medicina preventiva, podemos citar os programas de vacinação, exames periódicos para controle do colesterol, projetos focados na atividade física, monitoramento dos hábitos alimentares, controle de peso, check-ups regulares, dentre tantos outros.

 

Outra importante intervenção é a realização de rastreios, tendo em vista a detecção precoce e prevenção de doenças ou lesões, de modo a levar os indivíduos a viver mais saudáveis. Ou seja, a identificação das doenças nos seus estados iniciais, por forma a permitir um tratamento mais eficaz. Como se sabe, a grande maioria destas doenças possui um melhor prognóstico quando detetadas precocemente.

 

A principal importância da medicina preventiva está na manutenção constante da qualidade de vida. Investir na prevenção é a chave para não precisar interromper planos e projetos de vida para se dedicar ao tratamento de uma doença. Prevenção é sinônimo de aumento da disposição e da produtividade – é adotar o cuidado constante com o corpo como hábito de vida, fugindo da necessidade de tratamentos mais agressivos no futuro.

 

Quer marcar sua consulta agora mesmo? Ligue no nosso telefone de contato!

Deixe uma resposta