Durante a dieta é difícil resistir a tentação de um doce. Mas existem mitos e verdades que rodeiam a ingestão de doces se você deseja emagrecer. Conheça quais são eles no artigo a seguir.
Você sabia que é possível amenizar os efeitos dos doces no organismo? O melhor momento para comer um doce é depois das refeições. O açúcar se mistura com os outros nutrientes ingeridos e evita picos de insulina no sangue.
O mesmo não ocorre quando comemos doces de barriga vazia. Neste caso, os níveis de açúcar no sangue aumentam bem rápido, provocando esse pico. E essa oscilação não é saudável, podendo estar relacionada com diabetes, obesidade e outras doenças.
Outra informação que pode te ajudar a não ficar com tanta consciência pesada é a de que comer doce depois da atividade aeróbica não é prejudicial à dieta. Isso porque o doce tem como fonte os carboidratos simples, que vão repor as reservas de energia do músculo gastos durante o exercício.
Não exagere!
Mas é bom não exagerar. A quantidade diária de açúcar recomendada na alimentação dos adultos deve ser de 60g. Vale lembrar que não são só os doces que possuem açúcar. Ao longo do dia consumimos muitos outros alimentos que o possuem, e um docinho pode superar essa dose recomendada.
Evite doces em jejum
O que você deve evitar é comer doces em jejum. A ingestão isolada de um doce faz com que nosso organismo sofra com picos de glicose e de insulina e assim são grandes as chances de surgir aquela “querida” gordura abdominal. Sem contar que esse aumento está ligado a problemas mais sérios como a diabetes e obesidade.