Melhores maneiras de prevenir doenças do trato digestivo

0
178

Dor de estômago, dor barriga, constipação, diarreia, refluxo… tudo isso pode ser sintoma de uma doença do trato digestivo. Mas qual?

Na realidade, todas essas consequências podem vir de causas iguais ou muito diferentes. Desde uma intoxicação alimentar leve até um tumor no intestino, geralmente, esses são sintomas comuns que podem se aplicar a qualquer caso.

Confira as principais doenças do sistema digestivo e saiba como evitá-las: 

Gastrite

A gastrite se caracteriza pela inflamação aguda ou crônica das paredes do estômago.

Essa condição manifesta sintomas de náuseas, sensação de queimação e/ou dor de estômago. Quando não é corretamente tratada, favorece o surgimento de úlceras.

A causa pode estar associada ao consumo de alimentos gordurosos, uso prolongado de alguns medicamentos ou consumo excessivo de bebidas alcóolicas. Todos esses fatores sensibilizam a mucosa estomacal e podem ser potencializados por stress excessivo ou tabagismo.

Durante o tratamento, recomendo que o paciente evite café, pois essa substância irrita ainda mais a inflamação estomacal. Outra orientação é estabelecer o hábito de mastigar bem, para facilitar o processo digestivo, dispensando maior secreção de suco gástrico.

Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE)

O refluxo é caracterizado pelo fluxo retrógrado dos ácidos presentes no estômago para o esôfago, ao invés de seguir o fluxo normal da digestão.

O principal sintoma é a sensação de azia, que surge de 30 a 60 minutos após a refeição e é provocada por alimentação gordurosa, condimentada e ácida, e consumo frequente de bebidas alcóolicas. Obesidade, diabetes e tabagismo também são fatores de risco que devem ser levados em conta no tratamento.

O diagnóstico pode ser feito através de experimentação terapêutica, observando se há alívio dos sintomas com o uso da medicação.

A endoscopia é o principal exame para confirmar o refluxo, uma vez que também possibilita avaliar a gravidade do quadro e fazer biópsias para orientar o tratamento mais adequado.

Síndrome do Intestino Irritável

Doença crônica que afeta os intestinos grosso e delgado.

As paredes dos intestinos são revestidas com músculos que se contraem e descontraem no processo de digestão do alimento, que percorre o estômago em direção ao reto. Na síndrome do intestino irritável, essas contrações podem ser mais intensas, propiciando sintomas como dor abdominal, gases e diarreia.

Também pode ocorrer o contrário, através de contrações intestinais enfraquecidas que tendem a retardar a passagem de alimentos, levando ao endurecimento das fezes.

A síndrome também pode ser desencadeada por outras doenças, como um episódio agudo de gastroenterite ou o crescimento excessivo de bactérias normais do intestino. Portanto, a prevenção está relaciona com mudanças alimentares aliadas ao uso de probióticos que equilibrem a flora intestinal.

Câncer

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer no aparelho digestivo (estômago, cólon ou reto) representa parte expressiva dos casos de neoplasia no país.

Os principais sintomas relatados são dor abdominal, emagrecimento, enjôos, vômitos, anorexia, dificuldade ao engolir e saciedade precoce. Quando acomete o estômago, o tratamento consiste em gastrectomia total ou parcial.

A medicina ainda desconhece as causas do câncer, mas sabe-se que estão associadas à estilos de vida. Manter uma alimentação equilibrada é fator primordial para evitar a doença.

Boa alimentação é sinônimo de saúde

Como vimos, todas as doenças do trato digestivo estão – em maior ou menor grau – associadas à boa alimentação. Eu reforço o ditado que diz ser melhor prevenir do que remediar. Uma alimentação balanceada tem efeitos profundos e está diretamente relacionada à manutenção de uma vida saudável.

Para identificar qualquer uma dessas doenças é indispensável marcar uma consulta médica. Afinal, o médico é o profissional mais indicado para te falar o que você tem – sim, ele é melhor que o Dr. Google. 😉

Se você quiser saber se há algum problema no seu trato digestivo, agende seu horário e vamos bater um papo. Através dele, posso pedir exames que vão diagnosticar alguma doença ou te mostrar que tudo o que você precisa para parar de sofrer é de uma boa alimentação.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here