O que faz uma balança de bioimpedância?

0
149
balança de bioimpedância

A busca pelo emagrecimento nos leva a uma série de mudanças de hábitos de vida. O nutrólogo, médico especialista nesse setor da saúde, elabora dietas e protocolos de acordo com as necessidades de cada paciente. O objetivo é o alcance do tão sonhado objetivo.

Mas como saber se os resultados são efetivos – e reais?

Com a ajuda da tecnologia é possível medir e quantificar todo o esforço feito durante o tratamento.

A balança de bioimpedância é um produto da evolução tecnológica para a nutrologia. Ela consegue acompanhar e analisar a evolução do paciente com precisão, diferentemente dos métodos convencionais e das balanças comuns encontradas em alguns consultórios médicos e farmácias.

Diferenciais da balança de bioimpedância

A balança de bioimpedância é um aparelho que demonstra, em números precisos, o resultado de todo esforço do paciente. Por isso, ela ajuda o nutrólogo na avaliação do método proposto.

Essa tecnologia não mede somente o peso do indivíduo: ela também mostra outros números, igualmente importantes para o acompanhamento nutricional. Em outras palavras, a bioimpedância dá ao médico dados sobre o índice de gordura corporal, a massa muscular, o peso dos ossos, o índice de água e o índice de massa corporal (IMC), entre outras funcionalidades.

De uma forma geral, a balança de bioimpedância avalia a densidade corporal do paciente por meio de corrente elétrica de baixa amplitude e alta frequência. É só subir na balança, seguir as orientações e aguardar alguns segundos. Depois, todas as medidas são registradas em um sistema, fazendo o escaneamento corporal de maneira segura e indolor.

Mais do que uma balança comum

Mais que dimensionar se o paciente engordou ou emagreceu, medindo apenas o peso absoluto, a balança de bioimpedância disponibiliza mais informações sobre o corpo. Assim, garante metodologia ágil, que leva a um acompanhamento mais eficiente.

Em outras palavras, não é porque as pessoas têm o mesmo peso que a dieta deve ser igual. Além dos exames clínicos e laboratoriais, a balança de bioimpedância é um recurso essencial para direcionar o tratamento adequado. Afinal, cada pessoa possui diferentes necessidades e carências físicas e nutricionais.

Por ser mais assertiva, a balança de bioimpedância pode incentivar a pessoa a atingir os objetivos com mais rapidez. Com ela, o especialista pode identificar o perfil de cada pessoa e descobrir falhas apontadas pelo próprio instrumento de pesagem.

Quer um exemplo? Se uma pessoa pratica exercícios físicos com regularidade, mas não consegue ter um bom rendimento nos treinos, nem perder peso e ainda tem cãibras constantes, é sinal que algo está errado.

A balança de bioimpedância vai avaliar com mais precisão, entre outros aspectos, o nível de água no organismo. Para atletas e pessoas que praticam atividades físicas, a hidratação é essencial para garantir a saúde dos músculos, evitar cãibras, rupturas e lesões, garantindo assim a evolução dos resultados.

Como utilizar a bioimpedância

A balança de bioimpedância faz um rastreamento mais profundo do nosso organismo. O exame é simples, fácil e indolor. Porém exige alguns cuidados, tais como:

  • Ingerir pelo menos dois litros de água no dia anterior ao exame;
  • Não ingerir bebida alcóolica nas 24 horas que antecedem o exame;
  • Não realizar atividades físicas no tempo indicado pelo médico;
  • Tomar de 2 a 4 copos de água duas horas antes do exame;
  • Não tomar diuréticos;
  • Evitar comer ou beber café 4 horas antes do exame;
  • Não passar cremes nos pés e nas mãos;
  • Usar peças leves;
  • Não estar gestante ou no período menstrual.

Quer fazer avaliação na bioimpedância e verificar como anda a sua dieta? No Instituto Ferreira Matos as pesagens são realizadas com essa tecnologia!

Marque uma consulta para colocarmos seus objetivos cada vez mais perto da realização!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here