5 formas de melhorar o índice de fibra no organismo

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A alimentação é a base para a sobrevivência de todo indivíduo. Sem ela, simplesmente murchamos e deixamos de existir.

No entanto, para que nosso corpo funcione direitinho, como uma engrenagem, não se pode ingerir qualquer coisa. Muito menos exagerar na dose! É preciso equilibrar os nutrientes para que não haja nem falta nem excesso de cada substância.

A fibra, por exemplo, é essencial para a nossa dieta. Muito conhecida por favorecer o sistema digestivo, ela apresenta outras funcionalidades que beneficiam, e muito, nossa saúde.

Qual a importância da fibra no nosso organismo?

As fibras alimentares são substâncias derivadas de vegetais, resistentes à digestão e absorção no intestino. Em outras palavras, elas passam inteiras pelo sistema digestivo.

Outra característica importante sobre as fibras é que elas não têm valor nutritivo e nem calórico. Ok, mas, então, porque ela é tão essencial na nossa dieta?

Como chegam praticamente intactas no intestino, as fibras fazem uma “varredura” no órgão, carregando resíduos e gorduras extras da alimentação. Assim, possibilitam a diminuição dos níveis de colesterol.

Os benefícios da ingestão de fibras são muitos – e você precisa conhecê-los para começar a fazer uso dessa maravilha.

Veja alguns dos principais:

  • atua na regulação intestinal;
  • promove sensação de saciedade, auxiliando na perda de peso;
  • auxilia na prevenção e tratamento da constipação intestinal;
  • ajuda a inibir o crescimento e proliferação de células cancerígenas no intestino;
  • atua no controle da glicemia;
  • colabora para diminuir a pressão arterial.

Além de tudo isso, as fibras também ajudam a diminuir a pressão arterial e, também, reduzir os riscos de doenças cardiovasculares.

Como consumir fibras do jeito certo?

As fibras devem ser consumidas diariamente através das frutas, verduras, cereais integrais, oleaginosas e sementes. Para melhorar a sua dieta, listo cinco maneiras de turbinar o índice de fibra no organismo:

#1 Arroz integral

No seu almoço ou jantar, dê preferência ao arroz integral. Ele possui diversos nutrientes, sendo rico em manganês, zinco, fósforo, cálcio, potássio, proteínas, vitaminas, ácidos graxos e, claro, fibras.

O consumo de arroz integral ajuda no funcionamento e na proteção intestinal, auxilia no controle da glicemia e dos níveis de gordura no sangue, melhora o funcionamento do cérebro e sistema nervoso e é recomendado para quem quer emagrecer, entre outros benefícios.

#2 Frutas vermelhas

Variadas frutas vermelhas têm um alto valor nutricional. Melancia, cereja, amora, morango e tantas outras fornecem substâncias importantes para o organismo.

Elas possuem poucas calorias e, ao mesmo tempo, muita vitamina C e fibras. Quando consumidas in natura, as frutas vermelhas ajudam a prevenir doenças, reduzir colesterol e fortalecer o sistema imunológico.

#3 Massas e pães integrais

Não é preciso eliminar massas, pães e bolos de sua refeição para ter uma saúde de ferro. Ou melhor, de fibra! Basta substituí-los por alimentos feitos com farinha de trigo integral. Eles são mais saudáveis e possuem duas vezes mais fibras que as versões elaboradas com farinha branca.

Além de serem uma alternativa de comida saudável, massas e pães integrais são recomendados para quem faz dieta restritiva, como é o caso dos diabéticos.

#4 Leguminosas

As leguminosas não podem faltar no seu cardápio diário: feijão, lentilha, soja e grão de bico, por exemplo, possuem alta quantidade de fibras. Isso sem contar com as vitaminas do complexo B, ferro, potássio zinco, selênio e outros minerais.

Leguminosas não apenas controlam o colesterol e ajudam no bom funcionamento do intestino, mas, também, provocam sensação de saciedade, auxiliando na perda de peso.

#5 Cereais

Os cereais são considerados uma opção relevante para aumentar o consumo de fibras. Muito utilizados no café da manhã, cereais como granola, aveia e gérmen de trigo auxiliam na redução dos níveis de colesterol.

Eles também são uma grande ajuda no ganho de massa muscular e na prevenção do diabetes.

 

Para melhorar o trânsito intestinal e usufruir de todos os benefícios da fibra é imprescindível que seu consumo seja acompanhado da ingestão de líquidos, principalmente água.

Quer saber como colocar mais fibras na sua vida sem perder o prazer de comer? O Instituto Ferreira Mattos está à disposição para te avaliar e montar um cardápio com as quantidades de fibras específicas para você.

Se quiser saber mais a respeito, entre em contato e marque sua consulta!

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