Existe horário para comer fruta?

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Para garantir o bom funcionamento do organismo, e a saúde em dia, é importante consumir alimentos saudáveis e ricos em nutrientes. As frutas, por exemplo, são fontes de fibras, vitaminas e minerais. Também são ricas em frutose, o açúcar natural…

Dito isso, vem a dúvida: existe horário certo para comer fruta?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, as pessoas devem consumir entre 3 a 5 frutas por dia, dependendo das necessidades de cada um. O horário correto para o consumo, portanto, também vai ser definido a partir da rotina individual.

Além do alto valor nutricional, as frutas possuem elementos essenciais para a saúde e preservação dos tecidos celulares. Elas também auxiliam no combate à má nutrição e previnem doenças como câncer de intestino e diverticulite, infecção ou inflamação nas bolsas do intestino grosso.

Especificações das frutas

Existem muitas crenças que envolvem o consumo de frutas e os horários certos para isso. Algumas podem ser úteis; outras, nem tanto. Então, vamos esclarecer agora algumas informações acerca do melhor horário para comer fruta.

Especula-se que consumir as frutas após a ingestão de outros alimentos atrasa o funcionamento do organismo, fazendo com que tudo fique “parado” no estômago.

A verdade é que as frutas possuem fibras que auxiliam na digestão, tornando o processo menos incômodo e mais rápido, independente da ordem de consumo.

Outra crença é que, quanto mais comida no estômago, menor a absorção das frutas. Contudo, a quantidade não altera o poder de nutrição.

O estômago funciona como uma reserva que libera aos poucos os conteúdos. Assim, os intestinos processam os nutrientes lentamente.

Existe uma hora ideal para comer as frutas?

As frutas são alimentos benéficos a todo tipo de dieta, e seu horário de consumo não importa muito, na realidade. O que vale é a ingestão!

Em alguns casos, no entanto, determinar o  horário para comer fruta é válido. O primeiro deles é na Quem busca da perda de peso, ou sofre de diabetes tipo 2,deve perguntar ao nutrólogo quais são as melhores horas para consumo de frutas.

Quando se quer emagrecer, por exemplo, comer a fruta antes do restante da refeição é aconselhável, devido aos níveis de fibra presentes nesse alimento, capazes de gerar sensação de saciedade.

Já no caso de diabéticos do tipo 2, o consumo junto a outras refeições, como proteínas ou fibras, pode ser proveitoso. A digestão lenta faz com que o açúcar da fruta seja absorvido sem elevar drasticamente os níveis desse componente no sangue.

Por serem constituídas de água, em sua maioria, as frutas apresentam eficácia no funcionamento do corpo como um todo – e, também, acentuam a eliminação dos resíduos tóxicos.

Além disso, fortalecem o sistema imunológico, mantém a saúde dos olhos e cabelos, previne cálculos renais, estimulam a memória, melhoram o humor e controlam o colesterol.

Resumindo, comer fruta só traz coisas boas. Por isso, pode colocar uma infinidade delas no carrinho de supermercado e acertar o relógio do consumo junto ao seu nutrólogo de confiança.

Precisando, estou à disposição! Agende sua consulta e venha bater um papo comigo.

 

 

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