Alimentação vegetariana/vegana: o que comer no pré ou pós-treino

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Em busca de manter o corpo saudável, as pessoas têm cada vez mais investido em atividades físicas. O que muita gente se esquece – principalmente se o objetivo é emagrecimento – é a importância de se alimentar bem antes e depois de qualquer prática.

Algumas pessoas preferem ir se exercitar em jejum, mas isso nem sempre é uma boa pedida. Se feito de maneira equivocada, o jejum pode atrapalhar o funcionamento do organismo. A alimentação antes do treino evita a quebra das fibras musculares e a fadiga, por exemplo. Além disso, sua falta pode interferir na realização dos exercícios por gerar uma sensação de fraqueza.

O fornecimento de energia para o pré-treino acontece através da ingestão de carboidratos considerados “mais leves”. E, muitas vezes, após o treino, a fome acaba surgindo e muita gente acaba ingerindo mais do que o necessário para o corpo.

O problema é que é muito mais fácil comer algo errado quando estamos com fome, certo? Por isso, a alimentação pós-treino tem que sustentar o organismo até a próxima refeição. Geralmente, esse pós é baseado em proteínas.

E como consumi-las corretamente, durante os treinos, quando a pessoa leva um estilo de vida vegetariano?

O que é alimentação vegetariana?

O vegetarianismo é um estilo de vida no qual se busca eliminar o consumo de carne. Quando outros produtos de origem animal – inclusive em itens não-alimentícios – são eliminados do consumo, esse estilo recebe o nome de veganismo.

O vegetarianismo pode ser classificado em:

Ovolactovegetariano: consome ovos, leite e derivados. Não consome carne;

Lactovegetariano: consome apenas leite e laticínios;

Ovovegetariano: ingere apenas ovos na alimentação;

Vegetarianismo estrito: não se alimenta de nenhum produto de origem animal.

Independente do nível de restrição, ainda assim é importante se alimentar antes e depois de qualquer atividade física.

O que comer antes ou depois de treinar em casos de vegetarianismo?

Ao contrário do que se pensa, vegetarianos e veganos podem se alimentar muitíssimo bem, no pré e pós-treino, mesmo quando a proteína é necessária. Afinal, quem foi que disse que só existe proteína no consumo carnívoro?

Algumas sugestões de alimentos vegetarianos para antes do treino são batata doce, tapioca, mandioca e banana. Todos eles são carboidratos de fácil digestão e estimulam o organismo a gastar açúcares e gorduras durante o treino.

Além disso, a banana também é uma fonte de potássio, contribuindo na prevenção de câimbras e na regulação de contrações musculares.

A aveia é fonte de vitaminas do complexo B que ajudam na produção de energia celular e no uso de gorduras como fonte energética.

Já as maçãs são ricas em quercetina, uma substância com poder anti inflamatório. Contudo, ela deve ser consumida apenas em treinos mais leves ou moderados, devido ao seu baixo índice glicêmico que fornece energia aos poucos para organismo. Caso seu treino seja mais intenso, você pode precisar de uma alimentação que garanta mais vigor durante a atividade.

Após a realização dos exercícios, o corpo precisa repor suas energias – reposição que pode ser feita através de carboidratos e proteínas.

As proteínas auxiliam no aumento da massa magra e reparam as fibras do músculo. Já os carboidratos previnem a perda de massa muscular e restituem as energias.

Dentre  os alimentos ricos em proteínas destacamos o tofu, a quinoa, a lentilha, a soja e as oleaginosas. Já em relação aos carboidratos, temos pães integrais, mandioca e a batata-doce, que desempenham bem a função de repor energia.

Existem, também, algumas frutas que podem auxiliar na recuperação do corpo após as atividades. Algumas opções são o abacate, melancia e as frutas vermelhas.

Unir a prática de atividades físicas com o acompanhamento de um nutrólogo, principalmente em estilo de vida vegetariano ou vegano, é imprescindível. Esse “combo” ajuda a manter a saúde em dia, além de evitar disfunções do organismo e outros problemas.

Quer saber como se alimentar bem no pré e pós-treino, com alimentos vegetarianos ou veganos? O Instituto Ferreira Mattos está aqui para te ajudar a cumprir esse objetivo! Agende sua consulta e venha bater um papo sobre o assunto.

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