Os alimentos são constituídos por diferentes nutrientes. Dificilmente apenas um terá todos os elementos essenciais para o bom funcionamento do organismo. Contudo, isso não significa que o alimento perderá seu efeito ou deverá deixar de ser consumido.
A composição dos alimentos divide-se em macronutrientes e micronutrientes. Os macro são as proteínas, lipídios e carboidratos. Já os micro são os minerais e vitaminas.
Comer o mesmo alimento várias vezes ao dia, durante semanas a fio, não é um hábito saudável. Todos os nutrientes são importantes para o corpo, variando de acordo com as necessidades de cada um. Porém, por mais que a laranja seja rica em vitamina C, por exemplo, ela não deve ser a única fruta do cardápio.
Como evitar a monotonia alimentar
O segredo da nutrição é a diversificação, possibilitando o consumo da maior variedade de substâncias durante a vida. Comer sempre as mesmas coisas gera um déficit nutricional e causa problemas sérios, como a anemia.
A monotonia alimentar incentiva comportamentos exagerados e, por vezes, compulsivos. A conexão com o corpo acaba sendo perdida, então acabamos ignorando os sinais de saciedade e fome.
Em outras palavras, lanches e comemorações fora de casa acabam sendo situações em que ingerimos alimentos – geralmente não saudáveis – de forma exagerada.
As consequências dessas atitudes são oscilações de peso, desordem no funcionamento do metabolismo, problemas gastrointestinais e refluxo.
A monotonia alimentar apresenta, também, má-influência na saúde mental, como baixa autoestima, reações depressivas e ciclos de restrições alternados com reações/sensações de descontrole.
Os resultados da academia também sofrem com a mesmice. Quando falamos de massa muscular, algumas vitaminas, como a D, protegem os músculos e ajudam na hipertrofia. Ou seja, é diretamente ligada ao crescimento da musculatura corporal. Sendo assim, eliminar ou consumir alimentos que não possuam vitamina D dificulta o aparecimento de resultados.
Varie nas cores e preparos dos pratos
Ter prazer em se alimentar bem e de forma variada é fundamental para manter a saúde em dia. A monotonia vai, aos poucos, acabando com nossa sensação de bem-estar.
Os alimentos não perdem seus efeitos por serem ingeridos diariamente, mas o corpo cria uma carência nutricional, graças à ausência de outros compostos.
A regra de sempre ter um prato colorido vale para todas as idades – até mesmo para crianças de um ano. No caso da alimentação infantil, a monotonia causa insuficiência no organismo, manias e até mesmo recusa alimentar.
Diversificar os preparos dos alimentos pode ser uma forma de ingerir uma maior quantidade de nutrientes, não enjoar da comida e explorar cada vez mais o paladar. Por isso, brinque com temperos e formatos de apresentação.
O Instituto Ferreira Mattos está a postos para te ajudar a diversificar sua alimentação, principalmente em relação à prevenção, diagnóstico ou tratamento de doenças associadas aos comportamentos alimentares.
Quer saber mais sobre isso? Agende sua consulta e vamos bater um papo!