Dicas para lidar com vício em açúcar

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Todo mundo já sentiu aquela vontade de comer um docinho após uma refeição ou um dia puxado. Essa ação, se realizada com frequência, pode gerar um vício em açúcar.

O consumo de açúcar é essencial para o organismo, visto que é a fonte para a produção de energia. Porém, quando ingerido em excesso, pode causar malefícios como diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares.

Como qualquer vício, o açúcar pode gerar crises de abstinência acompanhadas de tontura, mau humor e aumento da compulsão por doces.

O que acontece com o corpo quando ingerimos açúcar?

Durante a ingestão de açúcar, a substância entra no sistema sanguíneo e eleva os níveis de glicose, estimulando o pâncreas a produzir insulina. Esse é o hormônio responsável por metabolizar a glicose e produzir energia para o corpo.

No cérebro, ocorre a sensação de recompensa e bem estar, liberando hormônios como a dopamina e gerando um ciclo vicioso. Quando o sistema de recompensa é ativado com muita frequência, há perda de controle e aumento da tolerância ao consumo de açúcar – o que é terrível! Assim, o corpo sempre pede mais e mais.

Quando ingerido em excesso, o açúcar está ligado a doenças como obesidade, diabetes, variações sérias de humor e problemas no sistema imunológico.

Além disso, o exagero da ingestão de açúcar está associado à dificuldade de aprendizagem, memória ruim e causa, ou contribuição, para quadros de depressão e ansiedade.

Dicas que podem ajudar a lidar com o vício em açúcar

Para controlar o vício em açúcar é recomendado não consumir alimentos processados, enlatados ou embalados. Mas, caso não seja possível evitar, leia sempre o rótulo.

Por outro lado, existem algumas substâncias encontradas em alimentos naturais que podem auxiliar na diminuição desse vício. Dentre elas, podemos citar:

Fibras

As fibras possuem o poder de prolongar a sensação de saciedade por mais tempo. Assim, evita que aconteçam compulsões alimentares e auxilia na desintoxicação do corpo.

Alguns alimentos que atuam como fontes de fibra são abacate, grão de bico, maçã, quinoa e quiabo.

Proteínas

O consumo de proteínas ajuda no equilíbrio de açúcar no sangue, ajudando na redução ou eliminação do vício. Algumas fontes de proteína são lentilha, brócolis, carnes em geral, quinoa e ovo.

Gorduras boas

Ao ingerir gorduras saudáveis, o organismo vai precisar processá-la para produzir energia e funcionar corretamente. Esse consumo auxilia no controle da obsessão por açúcar e ajuda na perda de peso.

As gorduras boas podem ser encontradas no coco, óleo de gergelim, óleo de abacate, castanhas e outras oleaginosas.

Sono contra o açúcar

Noites mal dormidas estão ligadas ao desejo de consumir alimentos cheios de açúcar. A ausência de sono dificulta na hora de dizer não aos alimentos açucarados.

Além disso, a substituição o uso de adoçantes artificiais pode mudar a forma com que o corpo metaboliza o açúcar. Isso pode gerar o crescimento da tolerância e contribuir para o aumento de peso.

Outro fator importante é buscar entender se existe alguma ligação entre fatores emocionais e o desejo por açúcar e identificar os gatilhos que se manifestam juntamente com o desejo por doces. Assim, vai ficar mais fácil a busca pela melhor estratégia para tratar essa vontade.

Lidar com o vício em açúcar não é uma tarefa fácil. Quer melhorar sua qualidade de vida e eliminar tudo isso que faz mal? Estou à disposição para te ajudar nessa tarefa!

Agende sua consulta e venha bater um papo comigo.

 

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