Cardápio completo para uma ceia de natal fitness

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O Natal é a data comemorativa mais esperada do ano, com a união da família ao redor da mesa e uma bela ceia. O dia do banquete é regado de pratos típicos, o que pode “estragar” a rotina alimentar de muita gente.

Será que dá para não fugir do foco e manter, sei lá, uma ceia de natal fitness?

Enquanto há vida, há esperança – inclusive de não cair matando na ceia de Natal. ;p  E, para te ajudar, montamos um cardápio com entrada, prato principal e sobremesa deliciosos e que não vão te deixar de consciência pesada após a noite feliz.

Entrada: qual a função desse prato?

A entrada é uma refeição constituída de um prato leve que facilita a digestão e/ou estimula o apetite para o próximo prato. Nos cardápios tradicionais essa porção pode ser uma salada, um petisco ou aperitivo simples.

Se o Natal é uma data marcada por pratos típicos, por que não incorporar esses ingredientes em uma ceia de natal fitness? Separamos duas sugestões leves e saborosas: salada de lentilhas e pizza de berinjela.

A lentilha é uma leguminosa que serve como acompanhamento ou prato, item típico da ceia de ano novo, já que está ligada à fartura e prosperidade. Para que a salada de lentilhas seja a entrada da ceia fitness, anote a dica: monte as lentilhas cozidas em um prato acompanhado de outros itens comuns em saladas, como cebola roxa, tomates picados, cenoura, folhas de agrião ou rúcula e tempere com azeite, suco de limão e cheiro-verde.

Se você preferir uma entrada quente e suculenta para sua ceia de natal fitness, aposte nos discos ou pizzas de berinjela. Para fazê-los, corte a berinjela em rodelas grossas e deixe de molho na água com sal por alguns minutos, só para quebrar o gosto amargo do fruto.

Em seguida, coloque as rodelas de berinjela em uma forma, tempere com sal, azeite e pimenta do reino à gosto e complemente o topo com o recheio de sua escolha. Uma sugestão muito gostosa – e fitness – é queijo, tomatinhos cereja e manjericão fresco. Leve ao forno por 20 minutos, em temperatura média.

O prato principal da ceia de natal fitness

O prato principal é o mais saboroso do menu e tem a honrada função de saciar a fome.

Essa refeição é a estrela da noite, e tem, no Natal, a proteína como protagonista. As opções mais comuns nas ceias brasileiras são o peru, chester, pernil e frango assado.

O frango é a proteína amiga da dieta, escolha certa para toda hora. Mas, se o intuito é inovar na ceia fitness, aposte na proteína que carrega mais benefícios para sua saúde: o peixe.

Nossa sugestão é um prato de salmão com crosta de gergelim, acompanhado de guarnições assadas. Para isso, tempere as postas de salmão como preferir, através de azeite, sal rosa, pimenta caiena e outras especiarias. Cubra as postas com gergelim preto e branco (o azeite vai auxiliar nessa etapa). Aqueça uma frigideira com um fio de azeite e vá dourando as postas de salmão com bastante atenção para não grudar ou queimar.

Para o acompanhamento, leve ao forno seus legumes e verduras favoritos regados com azeite e ervas de sua escolha. Encher o prato com cenouras baby, brócolis e aspargos também é uma excelente e deliciosa opção.

Como servir sobremesa em uma ceia de natal fitness?

A sobremesa é o complemento do cardápio e não precisa ficar de fora em uma ceia de natal fitness. Para não fugir da dieta e, ainda assim, manter o clima natalino, vamos apostar em uma montagem elegante de frutas.

Para tanto, pique as frutas desejadas, escolha uma taça bonita e, nela, adicione iogurte grego, granola e mel. Coloque sempre uma camada de iogurte, uma de frutas e uma de granola e repita o processo até que a taça esteja cheia. Finalize com um toque de mel.

 

Viu como é possível criar um cardápio completo para uma ceia de natal fitness?! Complemente as opções com seus ingredientes preferidos e não perca o foco no jantar mais esperado do ano!

No mais, curta o fim de 2019 como você quiser – afinal, se a consciência pesar em janeiro, vou estar aqui para te ajudar! 😉

 

 

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