Quais são os alimentos mais consumidos no verão?

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Com a aproximação do verão, as pessoas passam a ter mais cuidado e atenção com a alimentação.

Os dias mais quentes do ano são marcados por uma alimentação mais leve, que não causa aquela sensação de “peso no estômago”. Existem alimentos que devem ser mais consumidos no verão para te ajudar a lidar com as altas temperaturas, gerando bem estar.

A busca por alimentos mais leves durante essa época do ano não é apenas uma questão física, mas biológica e química. A temperatura corporal, normalmente em 36ºC, é mantida através do consumo menor de calorias. Quanto mais comemos alimentos pesados e ingerimos uma maior quantidade de calorias, mais sangue se desloca para o aparelho digestivo, causando a sensação de cansaço, tontura e sono.

Com isso, quanto mais leve for a alimentação, melhor será a digestão e o funcionamento do organismo. Se você investir em alimentos saudáveis, que componham uma dieta equilibrada, as chances de qualquer indisposição são reduzidas. É importante ressaltar que buscar a ajuda de um profissional nessa hora é essencial.

Alimentos mais consumidos no verão

Preparamos uma lista do que merece entrar na sua alimentação durante a estação mais quente do ano, para garantir bem estar maior e disposição para encarar as idas e vindas do verão.

Alface

Os flavonoides e a clorofila presentes na alface ajudam na redução dos excessos de líquidos corporais, auxiliando na hora de desinchar. Por isso, ela acaba sendo um alimento bastante consumido no verão.

Couve

Além de ajudar a limpar o intestino, o consumo de couve protege o fígado dos efeitos nocivos das bebidas alcoólicas – que apresentam ingestão em maior quantidade nessa época do ano.

Cenoura

A cenoura é rica em betacaroteno, substância responsável pela produção de melanina. Por isso, alguns óleos bronzeadores possuem o alimento em sua composição.

Pra completar, a cenoura é um excelente hidratante. Uma boa pedida para os que não deixam de ir na piscina ou mar.

Açaí

A fruta, de origem da Região Norte do país, tem conquistado cada vez mais pessoas, e é um dos alimentos favoritos dos praticantes de atividade física.

Além do alto valor nutricional, o açaí apresenta características antioxidantes, anti-inflamatórias e auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares e neurológicas.

Frutas cítricas

Ricas em vitamina C, as frutas cítricas são bem refrescantes – e excelentes opções para deixar a pele firme, pois possuem nutrientes que realizam a síntese de colágeno.

Mas tome cuidado na hora de consumir essas fruta no verão! Quando são expostas ao sol, podem causar queimadura e manchas.

Melancia

A melancia é composta majoritariamente por água, essencial para evitar a desidratação, muito comum nessa época. Além disso, a fruta tem licopeno, que protege a pele dos malefícios dos raios UV.

 

Esses são alguns dos alimentos mais consumidos e indicados para o verão. É válido lembrar que o consumo de frituras e alimentos com muita gordura e açúcar deve ser evitado, pois dificultam a digestão e podem provocar fadiga e mal estar nos dias quentes.

Bebidas alcóolicas só com atenção e de forma moderada, já que seu alto teor calórico contribui, e muito, para a desidratação. Busque drinks com frutas que sejam mais doces, evitando a adição de açúcar.

Um último cuidado é procurar lugares para se alimentar que realizem todos os procedimentos de higiene de forma correta, já que os riscos de intoxicação alimentar e contaminação aumentam no verão.

Quer saber como se alimentar bem durante o verão? O Instituto Ferreira Mattos está aqui para te ajudar! Agende sua consulta e venha bater um papo sobre o assunto.

 

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