Resolução de ano novo: alimentação saudável!

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resolução de ano novo

Já ouviu – ou disse – a famosa frase: “Ano que vem eu juro que vou fazer dieta!”?

Todo fim de ano é a mesma coisa: resoluções, metas, ano novo, vida nova! Nosso desafio é: faça da alimentação saudável seu principal objetivo em 2020. Topa?

A reeducação alimentar está no topo das listas de metas para começar o ano com o pé direito. O problema é que estamos continuamente adiando este item e, consequentemente, negligenciando nossa saúde.

Nossa proposta é a seguinte: não faça promessas que não possa cumprir! Trace seu objetivo e trabalhe por ele, dando valor ao seu esforço para uma vida cada vez melhor.

Como dar dica não dói, eis aqui as mais eficazes para que você possa as incluir na sua resolução de ano novo:

Evite impor restrições exageradas

Se você está se adaptando a uma dieta ou rotina alimentar, com certeza terá que abrir mão de algumas coisas, mas se privar de momentos divertidos pode gerar estresse, insônia e ansiedade. Esses processos têm a capacidade de desencadear momentos de gula, seguidos por culpa.

Por isso, concentre-se em manter o foco e curta os momentos sociais com moderação.

Mantenha uma rotina de horários

Manter uma rotina de horários é essencial no processo de reeducação alimentar. Seu organismo precisa de tempo para se adaptar aos horários e porções até que você crie um hábito.

Seguir à risca os intervalos corretos ajuda o organismo a entrar no ritmo. Em contrapartida, longos períodos de jejum sem prescrição médica podem ocasionar em refeições exageradas e insaciedade.

Reduza o sal e o açúcar

O sal e o açúcar são dois grandes vilões da reeducação alimentar! Isso porque nosso paladar é totalmente acostumado ao sódio e açúcar refinado presentes nos industrializados.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o sal não engorda, mas intensifica a retenção de líquidos – que, por sua vez, causa a sensação de inchaço. Já o açúcar… esse sim é o melhor amigo das gordurinhas localizadas que se formam devido a produção de insulina.

Hidratação é fundamental!

Beba água. A dica é velha, mas vale a pena reforçar: um adulto precisa ingerir, pelo menos, 2 litros de água por dia. A hidratação do corpo por intermédio da água é muito importante porque, além de não conter calorias, o líquido limpa as toxinas do corpo.

Se você tem dificuldade em beber água, adote essas dicas:

  • Ande sempre com uma garrafinha de água;
  • Experimente água saborizada com gengibre, frutas e folhas de hortelã;
  • Beba chás e sucos naturais (de preferência sem açúcar) para complementar a hidratação.

Evite alimentos industrializados

Parece muito difícil reeducar nosso paladar, e isso acontece porque estamos acostumados aos sabores industrializados. O sódio, o açúcar refinado, corantes, sabores artificiais e gorduras saturadas deixam nosso paladar viciado.

Para facilitar o processo de reeducação alimentar, corte já esses vilões! Salgadinhos, frituras, enlatados, refrigerantes e doces: melhor evitar. Para facilitar a inserção de alimentos frescos na dieta, comece com sopas, saladas, legumes cozidos e sucos naturais.

Por fim, planeje suas refeições e faça desse momento um ritual. Nada de comer bem por obrigação: faça da alimentação saudável um hábito. O processo de emagrecimento envolve diversos passos, e não somente a alimentação.

Se precisar de ajuda nesse caminho, o Instituto Ferreira Mattos está de portas abertas para que você possa, enfim, cumprir as metas do próximo ano.

Viva bem e feliz 2020!

 

 

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