20 alimentos nutritivos para experimentar em 2020

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A sua lista de resoluções para o próximo ano inclui manter uma alimentação saudável? Dieta? Reeducação alimentar?

A maioria das pessoas traça metas para o novo ano e, pensando nisso, vamos dar um empurrãozinho para ajudar na sua rotina alimentar. Fizemos uma lista de alimentos nutritivos que não podem faltar no seu cardápio em 2020.

Um alimento considerado nutritivo é um alimento rico em nutrientes, substâncias que têm como função regular o metabolismo. Os nutrientes podem ser classificados como:

  • carboidratos;
  • lipídios (gorduras);
  • proteínas;
  • vitaminas;
  • minerais.

Todos esses nutrientes são importantes para o bom funcionamento do nosso corpo, incluindo as gorduras e açúcares (mas nada em excesso, claro!).

20 alimentos para experimentar em 2020

Preparamos uma lista com 20 alimentos para experimentar ou adicionar à sua rotina alimentar em 2020. Nesta seleção levamos em consideração o seu valor nutritivo, sua colaboração para o bem estar e redução de risco de doenças e sua importância para o bom funcionamento do intestino.

Veja:

1- Ovo

O ovo é um alimento completo: possui ácido fólico, proteína, manganês, potássio, zinco e ferro e faz muito bem a nossa saúde! Contudo, seu consumo deve ser moderado para não causar alterações no nosso colesterol.

2- Linhaça

A linhaça ganhou popularidade nos últimos anos devido ao seu alto teor de fibras, que auxiliam no funcionamento do intestino. Essa sementinha pertence à família Linácea e é rica em ômega-3, que atua como controlador natural do colesterol ruim, prevenindo doenças cardíacas.

3- Alho

O alho é um condimento muito utilizado na preparação de temperos. Esse primo distante da cebola é um alimento riquíssimo em vitaminas A, B1, B6 e C, e possui uma gama de nutrientes como manganês, selênio, cálcio, cobre, potássio, fósforo e ferro.

4- Cherimóia

A cherimóia é uma fruta carnuda e está entre os alimentos mais nutritivos do mundo. É pequena, originária do Equador, Bolívia e Peru, tem polpa branca e docinha e é fonte de potássio, vitaminas A, C, B1 e B2.

5- Goji Berry

O Goji Berry é considerado tanto um fruto quanto uma erva. Originário do Sul da Ásia, o Goji Berry possui alta concentração de vitamina C, além de vitaminas do complexo B, selênio e zinco. Atua na prevenção do câncer, doenças oculares e de pele, além de combater a insônia, a gripe e o estresse.

6- Amêndoas

As oleaginosas, grupo que inclui as nozes, castanhas e amêndoas, fazem muito bem pra saúde! Elas são ricas em ácidos graxos monoinsaturados, cálcio e magnésio, podem auxiliar no combate a diabetes e contribuem para a saúde cardiovascular.

7- Cúrcuma

A cúrcuma, ou açafrão, é uma raiz com propriedades medicinais, normalmente usada em forma de pó, como tempero. Altamente nutritiva, possui ação anti-inflamatória e é um desintoxicante natural para o fígado. Além disso, ainda possui função antisséptica e antibacteriana.

8- Couve

As folhas verdes são extremamente benéficas para nossa saúde: espinafre, agrião, chicória, alface, acelga, salsa, rúcula… todas possuem baixo teor calórico e são ricas em nutrientes, minerais e fibras.

A couve, muito popular na culinária brasileira, é rica em minerais como ferro, cálcio e vitaminas A, C, K, B e B6, possui função antioxidante e é rica em fibras.

9- Peixe

O peixe é um alimento completo – rico em proteínas, iodo, fósforo, cálcio, vitaminas A, E e B, além de ser fonte de ômega-3, que auxilia no combate à doenças cardíacas, diabetes e melhora as funções cerebrais.

10- Limão

O limão é um fruto cítrico, rico em vitamina C, que auxilia no fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, é uma poderosa fonte de nutrientes como cálcio, magnésio, ferro, cobre e iodo. Vale a pena encarar o azedinho da fruta, não é mesmo?

11- Maçã

A maçã possui diversas variações e é uma das frutas mais nutritivas que existe. Rica em antioxidantes, auxilia na redução do colesterol e na prevenção do câncer, fortalece o sistema imunológico e faz bem para a saúde dos nossos dentes. Além disso, é rica em vitaminas B, E e C e minerais como fósforo e ferro.

12- Azeite de oliva

O óleo é derivado da prensagem de azeitonas maduras e possui diferentes níveis de acidez, sendo o extravirgem o mais recomendado – sua acidez é igual ou menor que 0,80%.

O azeite de oliva é um composto repleto de antioxidantes, possui ação anti-inflamatória, é fonte de vitamina E e auxilia na absorção de vitaminas lipossolúveis dos complexos A, D, E e K, além de favorecer a saúde cardiovascular.

13- Semente de Chia

Muito popular em dietas, a semente de chia é rica em ácidos graxos e antioxidantes, além de ser fonte de ômega-3, cálcio, magnésio, manganês, fósforo, proteínas e fibras. Previne doenças cardiovasculares e diabetes e auxilia no tratamento de doenças crônicas.

14- Quinoa

A quinoa é um grão altamente nutritivo, rico em ômega-3, vitaminas do complexo B e E, além de ser fonte de cálcio, fósforo e magnésio. Sua composição tem proteínas que beneficiam a saúde muscular e atuam na prevenção de infartos e derrames.

15- Feijão

Apesar da popularidade do feijão na culinária brasileira, muitas pessoas não incluem esse grão no prato. O feijão é rico em fibras, ferro, magnésio, zinco e proteínas, auxiliando no controle de doenças cardíacas e no funcionamento do organismo.

16- Gengibre

O gengibre é uma raiz asiática com diversas propriedades terapêuticas e medicinais. Trata-se de um poderoso aliado para combater sintomas digestivos como azia, enjoo, gases e indigestão. Além disso, é rico em vitamina B6, potássio, magnésio e cobre.

17- Amaranto

O amaranto é um cereal pouco conhecido no Brasil. Livre de glúten e fonte de proteínas, favorece o fortalecimento dos músculos, ossos e dentes. Também é rico em cálcio, zinco, vitaminas do E e B6 e fibras solúveis que melhoram o funcionamento intestinal.

18- Alfarroba

A alfarroba está presente em diversos produtos complementares à dieta, uma vez que seu pó é semelhante ao cacau e entra na cota de “doces” da alimentação saudável. Possui alta concentração de aminoácidos, proteínas e carboidratos, além de vitaminas B, C e E, fibras e minerais como cálcio, fósforo e ferro.

O alimento também tem uma fibra chamada pectina, que aumenta a sensação de saciedade, é naturalmente doce e reduz o colesterol ruim.

19- Cranberry

Fruto originário da américa do norte, o cranberry se destaca por ser rico em uma substância conhecida como proantocianidina. Essa substância se assemelha à vitamina E; porém, é até 25x mais potente no combate a doenças do trato urinário.

Além disso, o cranberry é rico em cálcio, fósforo, potássio, vitamina C e K e antioxidantes, produz sensação de saciedade e previne o envelhecimento precoce.

20- Coco

O coco é um fruto muito nutritivo e benéfico que pode ser consumido de diversas formas: leite, óleo, água ou polpa. Possui ação antioxidante, antibacteriana e provoca bem estar, uma vez que sua água é rica em cálcio, manganês, magnésio, cobre e ferro, além de vitaminas do complexo B, A e C.

O coco também é rico em fibras, colabora para a saúde das estruturas cerebrais, combate substâncias cancerígenas e fortalece a imunidade.

 

Quer saber como inserir alguns desses alimentos à sua rotina? Estou à disposição para te ajudar a cumprir suas metas para o próximo ano.

Agende sua consulta e venha bater um papo comigo.

 

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